27/12/2021 às 11h55min - Atualizada em 27/12/2021 às 11h55min

Campo Grande tem 10 casos de H3N2, mas secretário diz que não existe motivo para ‘pânico’

Secretário adiantou que logo nos primeiros meses do próximo ano, Campo Grande vai receber vacinas contra a gripe já atualizadas com anticorpos para combater a H3N2

Anna Gomes
MIDIAMAX
Anna Gomes/ Midiamax

Campo Grande registra 10 casos confirmados da cepa H3N2, Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas conforme o Secretário de Saúde da Capital, José Mauro, não existe motivo para ‘pânico’ e que a atualização da vacina já deve acontecer logo nos primeiros meses de 2022.

“A gente passa por um processo. Não testamos a população para qualquer doença viral. Precisamos fazer os exames de forma mais específica. Todo início das novas cepas, a gente passa por um processo de avaliação desses novos exames”, disse.

Durante a manhã de hoje, o Secretário adiantou que logo nos primeiros meses do próximo ano, Campo Grande vai receber vacinas contra a gripe já atualizadas com anticorpos para combater a H3N2.

“Em março ou abril de 2022 já vai ter remessa de vacinas para a nova cepa. Não é uma situação de pânico como estamos observando”, explicou.

Mauro também ressaltou que não existe uma prerrogativa do Ministério da Saúde para testar a população para a H3N2 e que os testes estão sendo realizados pelo comércio privado.

“Tem muita gente em busca do teste para H3N2 e eu sei de onde está vindo essa orientação. Temos unidades sentinelas para saber que o vírus está circulando em Campo Grande. Não é prerrogativa do Ministério da Saúde testar a população para a H3N2, o que existe é o comércio privado oferecendo o teste para uma questão comercial”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »