05/01/2022 às 16h31min - Atualizada em 05/01/2022 às 16h31min

Alcinópolis tem 04 novos casos de Covid 19 confirmados

Vigilância Epidemiológica informou que 7 casos estão sob investigação

Bruna Barbosa
Regional MS

Na manhã do dia 05 de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica confirmou o total de 4 casos de covid-19 em Alcinópolis, além de 7 casos que estão sob investigação, depois de aproximadamente 120 dias sem o registro de nenhum caso. A confirmação veio através de Boletim divulgado nesta manhã. 

Segundo as enfermeiras da Vigilância, os 4 casos são de pessoas que estavam em viagem e que tiveram contato com pessoas contaminadas. "Até o momento não tempos casos de pessoas que permaneceram no município e se contaminaram", explica Isabelle Gemelli, enfermeira da Vigilância. 

Com esse registro o momento é de alerta para todos. "Agora é o momento de repensarmos nossos cuidados e nos lembrarmos de retomar as medidas de biossegurança e prevenção: máscara e álcool", alerta Maria Balbina Almeida, enfermeira da Vigilância. 

A tenda está sendo montada novamente em frente à UBS 24h e os testes voltaram a ser realizados, e os atendimentos das síndromes gripais estão sendo concentrados ali. A orientação é para que a população volte a se prevenir e, ao identificarem algum sintoma, devem procurar a UBS 24h. As vacinações contra covid-19 continuam acontecendo e há projeção para o início da aplicação das doses também em crianças, ainda neste trimestre, assim como a quarta dose para os profissionais de saúde já está sendo estudada.  "Estamos na etapa de investigação destes casos,  por enquanto estamos em estado de alerta, mas já começamos a readequar e redefinir algumas ações", explica o secretário de Saúde, João Neto. "Por enquanto, pedimos a colaboração da população para evitar a proliferação do vírus, e garantirmos a saúde dos munícipes", finaliza o secretário. 

Uma peculiaridade desse mês de janeiro, especialmente por estarmos no verão, é o registro de dois vírus gripais já circulando no município: o H3N2 e o sincicial, este último, um vírus respiratório que acomete, também, bebês e crianças, e evolui rapidamente para pneumonia. Até o momento, a UBS 24h tem registrado, aproximadamente, 40 consultas por dia de pacientes com sintomas gripais.

Vale o alerta: de agora em diante, com os vírus gripais circulando, é imprescindível que a população volte a se prevenir e continue se vacinando.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »