21/01/2022 às 11h59min - Atualizada em 21/01/2022 às 11h59min

Centro de testagem diminui número de senhas distribuídas e pacientes encaram fila quilométrica

Sem informação, pacientes aguardam há mais de 6h na fila para outra remessa de senhas

Karina Campos e Gabriel Neves
MIDIAMAX
Marcos Ermínio

Pacientes que foram em busca de teste covid-19 no Centro de Testagem, em Campo Grande, foram surpreendidos com a redução de senhas distribuídas na manhã desta sexta-feira (21). Apenas 200 fichas foram entregues, porém, outras pessoas permanecem na fila na esperança de conseguir a testagem.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax foi até o local, a fila novamente dobra o quarteirão das Ruas Barão do Rio Branco, Pedro Celestino e Padre João Crippa. Nenhum servidor quis passar informação ou dar entrevista.

[Colocar ALT]

[Colocar ALT]

Na vez de Elisângela as senhas acabaram. (Foto: Marcos Ermínio)

Na vez de Elisângela Castro, 48 anos, a senha acabou, mas recebeu a informação de que no período da tarde outras 200 seriam entregues. Embora a esperança, não conseguiu confirmar a informação de qual horário começaria o atendimento e se iriam distribuir mais testagem. A paciente chegou a ir em outras unidades de saúde de bairros, mas ainda não conseguiu fazer a testagem.

“Seria a 201, cheguei aqui às 6h30. Está bem desorganizado, não passam informação. Me falaram que teria mais à tarde. A mulher (servidora) não fala nada, estamos achando que vai começar às 13h”, disse.

Também confusa com a falta de informação, Aline Fabiano, 27, estava na metade da fila e precisa do teste para retornar ao trabalho. “Um senhor que estava aqui passou e disse que começariam atender 14h. Tem uma caixa de som lá dentro, mas o som abafa e quem está aqui fora não escuta direito. Estou com sintomas há 2 dias, senão conseguir aqui vou em algum drive-thru”, disse.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforçou que todos os locais onde o serviço é disponibilizado, incluindo o Centro de Testagem, fazem a distribuição de senhas para organizar o atendimento, considerando a capacidade operacional de cada local, que engloba o horário de funcionamento e disponibilidade de testes.

“Hoje, foram entregues 200 senhas pela manhã, mas o quantitativo é estabelecido de acordo com a demanda. A média diária é de 300 senhas por período, no entanto este número pode variar. Ontem (20), por exemplo, foram 620 testes realizados. Todas estas informações estão sendo repassadas aos pacientes que buscam se informar no local onde é feita a dispensação de senhas”, comunicou.

A secretaria ainda esclareceu que a alta procura de testes é diária, aumentando cerca de 300% se comparado aos meses anteriores, o que tem sobrecarregado o serviço. Além do Centro de Testagem, mais 60 unidades de saúde das sete regiões fornecem a testagem gratuita de aproximadamente 3,5 mil testes por dia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »