23/01/2022 às 19h44min - Atualizada em 23/01/2022 às 19h44min

QR Code do Pix vira alvo de novo golpe de boletos falsos; proteja-se

Ofertas muito vantajosas devem acender sinal de alerta no consumidor

Da Redação
Metro

A chegada de novas ferramentas para realizar compras e pagamentos online tem sido motivo de dor de cabeça para alguns consumidores. Isso porque, recentemente, a companhia de software de cibersegurança Kaspersky identificou novos tipos de golpes usando o pagamento via QR Code do Pix.

Uma das fraudes foi realizada em uma fatura de telefonia e internet, onde o QR Code era a única opção de pagamento e, ao escanear o código e confirmar o pagamento, o golpe foi automaticamente efetuado.

Segundo Francisco Gomes Junior, presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor) e especialista em Direito Digital, os falsos QR Codes que incentivam o pagamento via Pix oferecem ainda um desconto para quem utiliza esse método, justamente como atrativo. “Está cada vez mais difícil identificar a autenticidade de uma fatura. Geralmente esses falsos boletos carregam dados muito semelhantes ao utilizado na cobrança original, além de conter nome, CPF e outras informações do consumidor que com certeza foram obtidos por vazamentos ilegais de dados”, afirma o especialista em cibersegurança.

Em outro caso, a pessoa foi atraída por meio de uma oferta de plano trimestral de uma plataforma de streaming, que oferecia ao assinante a oportunidade de assistir a filmes em cartaz nas salas de cinema em casa. Mais uma vez, o método de pagamento utilizado era o QR Code do Pix.

A principal dica para que as pessoas não tenham prejuízos nesse tipo de fraude é redobrar a atenção. No momento do pagamento, por exemplo, é necessário que apareça o nome da empresa e não de uma pessoa física. “Já há casos em que os criminosos, cientes dessa questão, chegam a ‘abrir’ uma empresa com CNPJ, para que a pessoa não desconfie. Portanto, é importante verificar todas as informações e não fazer o pagamento na pressa, pois ela é uma grande inimiga nessas horas. Além disso, guardar todos os comprovantes de pagamento é fundamental, sempre”, alerta o Júnior.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »