05/02/2022 às 17h27min - Atualizada em 05/02/2022 às 17h27min

Criador da trilha original de Pantanal revela que atores nadavam pelados em MS

"Todo mundo menos eu", declarou o compositor

João Ramos
MIDIAMAX
Arquivo/Novela Pantanal

A trilha sonora original da novela "Pantanal" marcou época e gerações. Os arranjos inesquecíveis criados pelo músico Marcus Viana, bem como as letras, voltaram a ser assunto esta semana, depois que o produtor musical do remake da trama revelou que o tema de abertura da versão da Rede Manchete será mantido na regravação da Globo. No entanto, com uma nova "roupagem" e uma nova voz, que ainda não foi definida.

Recentemente, Marcus Viana relembrou o processo de criação e contou algumas curiosidades sobre os bastidores da trama. "Falava do ser humano e seus dramas, paixões imersas na onipotência da natureza. Tentei traduzir isso na trilha. E o fato de eu tocar instrumentos de corda, ajudou a fazê-la bem diferente da música do dia a dia da novela, que era com a viola. Justamente por isso, eu acabei fazendo toda a orquestra, toquei uns 15 violinos diferentes, violoncelos… Tocava tudo", detalhou, em conversa com a colunista Marcelle Carvalho, do Splash UOL.

A marcante trilha sonora de abertura, muito pedida pelos fãs para marcar presença no remake, poderia ser cantada por um cantor de grande fama, mas a direção preservou a voz de Marcus na canção.

"Um dia, Jayme [Monjardim] me disse que estavam tendo dificuldade em encontrá-la. Então, fiz e mandei para ele com a minha voz. Minha intenção era, se aprovada, chamar Milton Nascimento para cantar. Vinte dias se passaram e nada de eu ter o retorno. Até que liguei para Jayme, a secretária atendeu e me disse que a música já tinha entrado", recorda o músico.

Como precisava compor as melodias e gravá-las em estúdio, Marcus não conseguia estar todo o tempo no Pantanal acompanhando a equipe. Por isso, ele recebia da produção fitas VHS de cenas captadas para servirem de inspiração, já que não podia contemplar as belezas naturais ao vivo.

"Isso foi muito doido (risos). Todo mundo ia pro Pantanal nadar pelado, menos eu. Eles me mandavam as fitas e eu via: Pantanal de chalana, avião, vida na fazenda… Cheguei a ver 47 VHS! Ficava compondo assistindo a isso", disse, bem-humorado.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »