29/08/2015 às 12h45min - Atualizada em 29/08/2015 às 12h45min

Tempestade mata ao menos 20 em Dominicana

República Dominicana sofreu com os ventos e as chuvas da tempestade tropical Erika, que poderá alcançar a Flórida nos próximos dias

BAND
Com potentes ventos de 85 km/h, o olho de Erika se encontrava 155 km a sudeste da capital dominicana de Santo Domingo / ERIKA SANTELICES / AFP Com potentes ventos de 85 km/h, o olho de Erika se encontrava 155 km a sudeste da capital dominicana de Santo Do

A República Dominicana sofreu nessa sexta-feira com os ventos e as chuvas da tempestade tropical Erika, que devastou a pequena ilha de Dominica, deixando ao menos 20 mortos, e poderá alcançar a Flórida nos próximos dias, embora debilitada.

"Erika entra na República Dominicana com fortes chuvas e rajadas de vento", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, Flórida (sudeste dos EUA), em seu boletim das 18h (Brasília).

Com potentes ventos de 85 km/h, o olho de Erika se encontrava 155 km a sudeste da capital dominicana de Santo Domingo, segundo o NHC.

Após atravessar a ilha de La Hispaniola, que é compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana, a tempestade se dirigirá a Cuba, país que decretou nesta sexta-feira um alerta de ciclone no leste de seu território.

Os meteorologistas americanos informaram que se espera que Erika perca força nas próximas 48 horas e "que a tempestade tropical diminua", inclusive com a possibilidade de que se "dissipe" após passar por La Hispaniola.

Mas se continuar, Erika pode chegar na segunda-feira pelo Golfo do México à costa oeste da Flórida, como uma frágil tempestade tropical. De todo modo, o governador da Flórida, Rick Scott, decretou estado de emergência, o que permite mobilizar recursos para os serviços de emergência e ativar a Guarda Nacional.

Erika castigou Dominica, onde as fortes chuvas provocaram inundações que deixaram ao menos 20 mortos e muitos outros desaparecidos, informou nesta sexta-feira no Twitter o primeiro-ministro da ilha caribenha, Roosevelt Skerrit.

O ministro de Obras Públicas e Portos de Dominica, Ian Pinard, havia informado previamente o balanço de 25 mortos e muitos desaparecidos. "O país foi devastado severamente", afirmou o funcionário.

Por sua vez, a imprensa local tem evocado 35 mortos, em sua maioria na pequena vila de Petite Savanne, que ficou isolada pela força das chuvas.

Devido aos graves danos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) ofereceu seu apoio à Dominica, onde várias pontes e rodovias, e até o principal aeroporto do país, foram danificados.

A Dominica recebeu mais de 300 mm de chuvas, segundo o NHC, que adverte que entre 75 e 150 mm, com picos em algumas regiões de até 250 mm, podem cair sobre a República Dominicana, Haiti, ilhas Turcos e Caicos, Cuba e Bahamas.

Incerteza na Flórida, EUA

A República Dominicana é particularmente sensível às tempestades devido aos seus numerosos rios. No país, os serviços de salvamento estavam prontos para agir, enquanto as escolas e as praias permaneciam interditadas.

O Haiti, sobretudo sua costa norte, também estava de prontidão. As autoridades restringiram os deslocamentos no país, que começará a sentir a força de Erika nas próximas horas.

Apesar de ainda persistir a incerteza sobre se o fenômeno chegará à Flórida e com qual potência, o estado americano continuava os preparativos.

"A tempestade tropical Erika representa uma séria ameaça para todo o estado da Flórida e requer que sejam tomadas precauções oportunas para proteger comunidades, infraestruturas-chave e o bem-estar geral do estado", escreveu o governador Scott ao declarar o estado de emergência.

As autoridades em vários condados costeiros da Flórida distribuíam sacos de areia para conter as águas e pediam para reforçar a proteção das casas, enquanto as pessoas compravam água potável, lanternas, baterias e comida não perecível em supermercados. 

"Os preparativos estão acontecendo diante da possível chegada de Erika aos Estados Unidos", declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. O presidente Barack Obama se mantém informado da situação, informou.

Em Porto Rico, Erika deixou cerca de 250.000 pessoas sem eletricidade, mas não causou maiores danos. Pelo contrário, o fenômeno gerou chuvas que poderão ajudar a conter a severa seca do estado livre associado aos Estados Unidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »