09/02/2022 às 16h15min - Atualizada em 09/02/2022 às 16h15min

Aquário do Pantanal será inaugurado na 2ª quinzena de março

Das 13 licitações realizadas para a finalização do empreendimento, quatro frentes de trabalho já se encontram concluídas

Mariana Moreira
Correio do Estado MS
Agesul

Após mais de uma década, as obras no Aquário do Pantanal estão prestes a serem concluídas. 

Conforme o cronograma mais recente da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) obtido pelo Correio do Estado, o início da operação do empreendimento está previsto para o dia 28.  

A inauguração do novo ponto turístico e centro de pesquisa da ictiofauna pantaneira em Campo Grande deve ocorrer na segunda quinzena de março, ainda sem data definida.  

As obras, iniciadas em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), já consumiram cerca de R$ 250 milhões dos cofres públicos.

A previsão inicial estimava um gasto de R$ 84 milhões no empreendimento. A elevação dos custos ocorreu por diversos impasses e denúncias de mau uso de recursos públicos.  

Até ontem, das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro já são consideradas concluídas: substituição dos vidros; cobertura metálica; impermeabilização; e revestimento de alumínio composto. A cenografia e as passarelas do trecho 8 estão em processo de entrega definitiva.  

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, com um volume total de 5 milhões de litros de água.  

Os tanques externos já começaram a ser povoados no fim do mês de janeiro, com 230 espécies de peixes. Já os internos devem receber os animais a partir do dia 15.  

O espaço agora está em processo de maturação da água, que é a preparação necessária para a alocação dos peixes.  

INDECISÃO

A administração do Aquário do Pantanal segue sem definição. Conforme o titular da Seinfra, Eduardo Riedel, o grupo Cataratas realizou visita técnica no empreendimento no dia 5. A holding, que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, venceu a licitação de 2014 para conduzir o aquário sul-mato-grossense.  

Agora, próximo da conclusão das obras, o Estado busca a validação do contrato. 

“Nós não temos ainda essa informação [sobre a administração]. A equipe técnica do AquaRio, que é administrado pelo grupo Cataratas, veio aqui no sábado, conforme o combinado, e a visita técnica deixou eles bem impressionados”, afirmou Riedel.  

Conforme o secretário, apesar de a administração seguir indefinida, o empreendimento será inaugurado no mês de março. 

Em nota, o grupo Cataratas afirmou que “está em contato com o governo de Mato Grosso do Sul e que, no momento, ainda não foi definida a continuidade da empresa no projeto do Aquário do Pantanal”.  

Caso o grupo decida por não manter o contrato, o Estado deve assumir a gestão por um ano, até que outra empresa seja escolhida por meio de nova licitação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »