30/08/2015 às 09h00min - Atualizada em 30/08/2015 às 09h00min

Judô: Brasil fecha Mundial com pior desempenho em 16 anos

Participação no individual do Judô ficou muito longe da meta de cinco medalhas estabelecida pela confederação

BAND Sports
Mayra ficou sem medalha no Mundial / Divulgação/IJF Mayra ficou sem medalha no Mundial Foto: Divulgação/IJF

Depois de uma semana decepcionante, com apenas duas medalhas de bronze conquistadas, cabia aos pesos pesados tentar salvar a campanha do Brasil no Mundial de judô de Astana, mas nenhum dos quatro representantes do país subiu ao pódio neste sábado, último dia de competição individual.

Luciano Corrêa (até 100 kg) e David Moura (acima de 100 kg) venceram apenas uma luta, enquanto Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman (ambas acima de 78 kg) foram eliminadas logo na primeira rodada.

Desta forma, o judô brasileiro encerra sua participação no individual muito longe da meta de cinco medalhas estabelecida pela confederação (CBJ), com o pior desempenho em 16 anos em Mundiais, desde a edição de Birmingham-1999, quando tinha levado apenas um bronze, com Sebastian Pereira, na categoria até 73 kg.

Neste ano, apenas Érika Miranda (até 52 kg) e Victor Penalber (até 81 kg) subiram ao pódio no Cazaquistão, com duas medalhas de bronze.

Nomes de peso, como a atual campeã olímpica Sarah Menezes (até 48 lg) ou as campeãs mundiais Rafaela Silva (até 57  kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) saíram do Cazaquistão de mãos abanando. 

O desempenho geral preocupa, a um ano dos Jogos Rio-2016, para os quais o judô é considerado uma modalidade vital para cumprir a meta de chegar entre os dez melhores no quadro de medalhas.

A esperança é de que este quadro mude com o apoio da torcida, já que o país teve suas melhores campanhas em Mundiais na 'Cidade Maravilhosa', com as três medalhas de ouro de 2007 (4 no total) e os sete pódios de 2013 (um ouro).

Maria Suelen se lesiona

Há dez anos, em Cairo-2005, o Brasil também tinha levado apenas duas medalhas, mas uma delas foi de ouro, com João Derly conquistando o primeiro dos seus dois títulos na categoria até 66 kg.

Na ocasião, o meio pesado Luciano Corrêa faturava o bronze no seu primeiro Mundial.

Hoje, aos 32 anos, o brasiliense, que foi campeão mundial no Rio em 2007 não tem o mesmo fôlego do início de carreira.

Depois da vitória por um shido para o húngaro Miklos Cirjenics, perdeu para o britânico Benjamin Fletcher.

Já o peso pesado David Moura, que vinha embalado com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, viu que o nível é bem diferente no Mundial.

Passou pelo letão Vladomirs Osnachs na estreia, mas em seguida foi eliminado pelo japonês Ryu Shichinore.

No feminino, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman perderam logo de cara para a chinesa Sisi Ma e a sul-coreana Mijeong Kim.

Maria Suelen, que tinha levado a prata nas últimas duas edições, precisou abandonar a lua por sofrer uma lesão no joelho.

No ano passado, ela e Rafael Silva tinham conseguido deixar o judô brasileiro dentro da meta estabelecida ao conquistar medalhas no último dia, mas a gaúcha não conseguiu repetir o desempenho e 'Baby' não participou deste Mundial por estar lesionado.

O Brasil voltará ao tatame no domingo, para a disputa por equipes, que não faz parte do programa olímpico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »