31/03/2022 às 12h12min - Atualizada em 31/03/2022 às 12h12min
Comportamento indisciplinado de passageiro faz avião da Latam desviar o destino do voo
O avião decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e tinha como destino o Aeroporto de Barcelona, na Espanha. Mas, precisou pousar em Fortaleza, no Ceará
Kelen Bueno
MIDIAMAX
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA Um avião precisou desviar sua rota nas horas iniciais do voo, no início deste mês. O modelo Boeing 767 da LATAM Brasil, decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e tinha como destino o Aeroporto de Barcelona, na Espanha. Mas, precisou pousar em Fortaleza, no Ceará, após mais uma hora de voo. O motivo teria sido o comportamento agressivo de um passageiro, que estava colocando em risco toda a tripulação. As informações são do Portal Aeroin
Segundo uma publicação feita pelo CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, na última quarta-feira (30). Um voo da companhia Latam precisou desviar o destino, após o mau comportamento de um passageiro, segundo Jerome, um homem que não foi identificado, estava com um comportamento desfavorável.
“Um dos passageiros demonstrou comportamento agressivo e não foi possível acalmá-lo. Como ele colocava em risco a segurança do voo, dos passageiros e tripulantes, tivemos então que pousar em Fortaleza para desembarcar este passageiro.” Declarou o Ceo em uma publicação.
Na declaração, o Ceo explicou as dificuldades da companhia em casos como este, já que o avião estava programado e preparado para sair do Brasil e pousar em Barcelona. O voo JJ-8114, precisou passar por uma manutenção quando pousou em Fortaleza, além do atraso a aeronave teve que “alijar combustível”, ou seja jogar fora para conseguir reduzir o peso do avião e aterrissar. Foram 3 toneladas de combustível desperdiçados.
Jerome finaliza a publicação destacando a importância de manter a segurando durante o voo “Brilhante trabalho de equipe de várias áreas da LATAM Airlines, que ninguém fica sabendo. Um passageiro descontrolado pode prejudicar a vida dos outros 300, desperdiçar tempo, combustível e MUITO dinheiro. Neste caso, salvamos o dia! Nem sempre conseguimos.” declarou.
Comportamento agressivo a bordo. Como atuamos nestes casos? Quero hoje dividir com vocês como algumas decisões são tomadas na aviação. Muitas vezes estas decisões são tão particulares que dificilmente são conhecidas ou explicadas aos passageiros. Vale a leitura para conhecer um pouco mais do nosso mundo! No dia 8 de março tivemos uma ocorrência em nosso voo de São Paulo a Barcelona: um dos passageiros demonstrou comportamento agressivo e não foi possível acalmá-lo. Como ele colocava em risco a segurança do voo, dos passageiros e tripulantes, tivemos então que pousar em Fortaleza para desembarcar este passageiro. O que acontece em casos assim? Segue um breve resumo. Em voos longos, os #aviões decolam carregados de combustível para todo o voo. Como estávamos com mais combustível do que o normal para um pouso em Fortaleza, tivemos que "alijar combustível" (sim, jogar fora!) para reduzir o peso para aterrissagem. Jogamos 3 toneladas (Isto...3 mil quilos de combustível) durante a órbita para pousar em Fortaleza. Não jogamos mais porque o B767 só consegue alijar combustível do tanque central, não das asas. Assim pousamos "pesado", com 157 toneladas. Embora possível, um pouso acima de 145 toneladas para um B767 requer cuidado e, além disso uma revisão profunda da manutenção em Fortaleza foi realizada para que o avião estivesse seguro para seguir viagem. Depois do pouso, começa então uma corrida para a revisão cuidadosa da aeronave e neste momento não sabemos se será possível ou não seguir viagem com esta tripulação, pois pela lei do aeronauta, existem limites de jornada além da qual a tripulação não pode seguir viagem sem descansar antes. Neste momento temos que começar a preparar o plano B (encontrar hotel para todos e reprogramar os voos impactados) caso este voo não siga. A manutenção fez brilhantemente seu trabalho e liberou o avião para a decolagem. Reabastecemos, tivemos que reprogramar a rota (pedindo a necessária autorização) e voamos mais rápido (velocidade acima do ótimo para o consumo de combustível). Chegamos em Barcelona 3 minutos antes do limite da jornada para a tripulação e conseguimos não cancelar o voo! Brilhante trabalho de equipe de varias áreas da LATAM Airlines que ninguém fica sabendo. Um passageiro descontrolado pode prejudicar a vida dos outros 300, desperdiçar tempo, combustível e MUITO dinheiro. Neste caso, salvamos o dia! Nem sempre conseguimos. Mas isto ajuda muitos de vocês a saber como é complicado (e interessante) trabalhar em aviação e quão pouco temos sob nosso controle a garantia que a experiência de vocês seja impecável. Por isto eu amo a aviação: é igual a nossa vida! Boa semana a todos! #Segurança #Aviação #Aviation #Travel