05/04/2022 às 11h12min - Atualizada em 05/04/2022 às 11h12min

Greve do INSS: segurados comparecem à perícia e descobrem que devem reagendar serviço

Em Campo Grande, atendimentos estão sendo realizados de forma parcial

Wendy Tonhati
MIDIAMAX
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA
Segurados desavisados só ficaram sabendo da greve na porta do INSS.

greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está afetando o atendimento aos segurados, que procuram atendimento na agência de Campo Grande. Na manhã desta terça-feira (5), pessoas que não sabiam da greve compareceram ao posto da rua Anhanduí, mas tiveram que voltar para casa sem passar pelo atendimento.

No local, o atendimento é realizado de forma parcial, apenas por peritos que não aderiram à greve. Desta forma, se o segurado comparece ao local e o perito que deve atendê-lo está no posto, o atendimento é realizado. Caso contrário, é feita a orientação do contribuinte para realizar um novo agendamento.

Um dos segurados que perdeu a viagem foi o venezuelano Carlos Eduardo Perez, de 28 anos, que mora há três anos no Brasil. Ele sofreu um acidente de trabalho em uma fábrica de salgados e deveria passar pela perícia médica, mas teve que voltar para casa sem atendimento. “Cheguei 8 horas e não sabia que estava em greve. Me falaram que vou precisar reagendar pelo aplicativo. Preciso fazer perícia e fisioterapia”.

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 2

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 2

Carlos Eduardo chegou cedo, mas não conseguiu ser atendido. (Foto: Marcos Ermínio/ Jornal Midiamax)

A funcionária pública Kelly Cristina de Oliveira também precisa passar por perícia e reclama da falta de informação. Ela ligou para o INSS, mas não obteve informações precisas e teve que ir ao local. “É claro que eles [servidores do INSS] estão no direito deles e dou todo o meu apoio, mas falta informação. Tive que vir aqui na sorte, pegar  de aplicativo e ter gastos. O problema é a falta de consideração”.

Ramão Fausto Aguilera, de 57 anos, veio de Porto Murtinho fazer perícia médica e vai voltar sem realizar o atendimento. “Saímos 23h40 do  e chegamos às 5 horas. Agora, vou ter de voltar e remarcar. Vai ter que ter paciência. Fazer o quê?”.

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 8

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 8

Ramão terá que voltar para o Pantanal sem atendimento. (Foto: Marcos Ermínio/ Jornal Midiamax)

Reagendamento

Os contribuintes da seguradora pública que deixarem de ser atendidos devido à greve dos servidores devem usar o aplicativo Meu INSS para remarcar os procedimentos agendados.

Para remarcar, o segurado deve acessar o aplicativo disponível no endereço eletrônico. Caso esteja utilizando o serviço pela primeira vez, deverá cadastrar uma senha de acesso. Depois, basta clicar, sucessivamente, sobre as abas serviços, benefícios, auxílio-doença, perícia e, por fim, em remarcar perícia.

De acordo com a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), parte da categoria aderiu à paralisação nos seguintes estados: Acre; Amapá; Alagoas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Tocantins; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Paraná; Piauí; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo; Sergipe e no Distrito Federal. E segue mobilizada nas outras unidades federativas.

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 5

INSS Greve Peritos Marcos Erminio 5

População é orientada na agência da rua Anhanduí. (Foto: Marcos Ermínio/ Jornal Midiamax)

Greve do INSS

Entre as principais reivindicações dos servidores estão a recomposição salarial de 19,99% – referente a perdas inflacionários dos últimos três anos (2019, 2020 e 2021); abertura imediata de negociação; melhoria das condições de trabalho e a realização de concurso público para recomposição da força de trabalho.

A expectativa da categoria, em âmbito nacional, é de que a paralisação siga até que o governo negocie com as entidades que representam os servidores públicos federais. Além do reajuste de 19,99%, da retirada da PEC 32 e da revogação da Emenda Constitucional do Teto dos Gastos, a categoria reivindica:

  • Recomposição salarial data-base;
  • Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;
  • Reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social;
  • Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;
  • Rediscussão dos processos de trabalho;
  • Fim dos adicionais de meta para o ;
  • Auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos Jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população;
  • Fim da terceirização do INSS;
  • Concurso público;
  • Derrubada do veto de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS;
  • Não ao fechamento das Agências do INSS e;
  • Defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »