01/09/2015 às 16h24min - Atualizada em 01/09/2015 às 16h24min

Forças Políticas se unem para ampliar Polo Universitário de Coxim

Andressa Lopes/ASCOM - PMC
VIROU NOTÍCIA MS
Foto: ASCOM/PMC

Com a participação de acadêmicos, representantes do IFMS, UEMS e UFMS e com a classe política regional, estadual e federal foi discutida em Audiência Pública a possibilidade de ampliar o Polo Universitário de Coxim para atender a demanda da Região Norte. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal de Coxim.

O prefeito Aluizio São José disse que Coxim já pode ser considerada um Polo Educacional. “Possuímos três instituições de grande porte que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e extensão para os nossos alunos, não só da região norte, mas de outros estados brasileiros. Temos que somar forças para trazer não só os cursos de Pedagogia, Direito e Medicina, mas aproveitar os profissionais que já temos a disposição em nossos campus para ampliar o número de cursos que são oferecidos em nossa cidade, que hoje já tem capacidade para atender cerca de dois mil universitários”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi defendeu a parceria entre os poderes municipal, estadual e federal para juntos conversarem com o governo do Estado e com o governo Federal e assim dar prosseguimento ao projeto de implantar esses cursos em Coxim.

Já para o deputado federal, Henrique Mandetta investir em educação é melhor que investir em recuperação. O parlamentar disse que vê em Coxim toda a estrutura necessária para receber o curso de medicina e o Ministério da Educação irá abrir mais cursos em todos o país, por isso, a classe política deve se unir às instituições educacionais e propor uma meta para ampliar o Polo Universitário de Coxim. “Precisamos de uma meta, e devemos trabalhar para que ela se concretize. Temos o curso de medicina em todos os polos regionais de Mato Grosso do Sul, falta apenas aqui em Coxim para atender a demanda da região norte”, pontuou.

Para o deputado federal Henrique Mandetta é imprescindível investir em educação. “Algumas pessoas acham que investimento em educação é caro, porém, experimente o prejuízo da ignorância”, ressaltou o parlamentar que se diz parceiro para trabalhar junto com Coxim para trazer não só o Curso de Medicina, mas todos quantos forem viáveis para atender a demanda da região.

O suplente de Senador, Moacir Kohl disse da importância do trabalho em parceria, que a Senadora Simone Tebet é uma defensora incansável da educação e que está à disposição para somar na luta para trazer esses cursos para Coxim.

Por fim, foi aberta a palavra para os representantes das instituições educacionais e para os estudantes que acompanharam atentamente a audiência proposta pelos vereadores: Franciel Oliveira, Adelson Janúncio, Adenilson Vilalba e Celsinho da Perícia.

“Esse foi apenas o primeiro de muitos encontros que vamos ter entre todos os interessados em transformar Coxim em um Polo Universitário. Pois só assim, poderemos suprir as necessidade e lutar juntos para transformar o sonho em realidade”, encerrou o vereador Franciel Oliveira.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »