23/04/2022 às 15h09min - Atualizada em 23/04/2022 às 15h09min

Tempestade de granizo causa destruição, arrasa lavouras e cobre chão de branco em MS

O JACARÉ
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA

Uma tempestade de granizo causou destruição e assustou os cerca de 15 mil moradores do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, a 330 quilômetros de Campo Grande. O temporal causou queda de árvores, postes de energia, destelhou residências e arrancou coberturas de estabelecimentos. O chão ficou branco devido à grande quantidade e pedras de gelo.

“Por volta das 17 horas, o que parecia ser só uns chuviscos para esfriar no Assentamento Itamarati,  acabou sendo uma forte tempestade”, contou a professora Rosimeire Silva, que trabalha em uma escola estadual do distrito na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

“O estrago nas roças foi grande, muita árvore derrubada, alguns postes. As plantações de milho, onde passou o granizou, não sobrou nada”, lamentou a professora, chocada com a força do temporal. A expectativa na região era de que a lavoura de milho deste ano seria uma das mais produtivas. Também há relato da destruição da plantação de mandioca.

Houve destelhamento de muitas casas, mas não houve registro de casos de feridos. Um vídeo mostra várias casas do assentamento destelhadas pelo temporal. Um rapaz relata, em um dos vídeos, de que o chão soltava uma fumaça após o fim da chuva devido a quantidade de pedras. “Rapaz, que destruição”, lamentou o locutor.

Uma mulher mostra o sítio do pai coberto de pedras de gela. “Meu Deus do céu, esse vídeo tem que entrar no Guines Book”, comenta, sobre o livro dos recordes pela quantidade de gelo espalhada pelo chão.

“Nunca vi isso. Meu Jesus”, exclamou a mulher. Ela contou que somente na região houve a queda de três postes de luz. Houve também a destruição da lavoura de mandioca.

Criado no início dos anos 2000, o assentamento conta com 2,6 mil famílias e 15,6 mil moradores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »