28/04/2022 às 13h43min - Atualizada em 28/04/2022 às 13h43min

Queda drástica: MS tem menor volume de soja colhido nos últimos cinco anos

Estiagem atrapalha o desenvolvimento da oleaginosa e causa queda na colheita este ano

Graziela Rezende
MIDIAMAX
Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Balanço da safra de soja 2021/2022 apontou queda drástica na produtividade, a menor em cinco anos, em Mato Grosso do Sul. Conforme o Projeto SIGA/MS, vinculado à  (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS) e a Famasul (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), a estiagem nos últimos meses interferiu significativamente no desenvolvimento das plantas e provocou perdas nas lavouras. 

No estado, a área ocupada pela soja, nesta última safra, foi de 3.748.042,72 hectares, o que projetava uma safra recorde e equivalente a 56 sacas por hectare. “Dada a relevância dos fatos ocorridos na safra de soja, nós fizemos uma auditoria e o levantamento final, o qual identificamos os mesmos 3,7 milhões de hectares semeados com soja no estado e isso foi um aumento de 6,2% em relação à safra de 2021. Verificamos também que o impacto da estiagem foi característico, de um ano de La niña no Brasil”, afirmou ao  o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

Produtor de soja enfrentou longa estiagem

Na região norte do estado, houve bastante chuva neste período e inclusive muita reclamação dos produtores, ainda de acordo com Dobashi. “No sul também os produtores enfrentaram uma das maiores estiagens dos últimos anos e isso resultou em uma produtividade muito baixa, mais de 60% da soja semeada em Mato Grosso do Sul. No norte, que responde por 15% de área semeada, teve a produtividade de 71.15 sacos por hectare, enquanto isso o centro do estado, uma região que está crescendo bastante, apresentou uma produtividade bem mais baixa, em torno de 46,67 sacos por hectare, já evidenciando o início do processo de estiagem“, explicou o presidente. 

Já o sul do estado, que responde por 62,4% da área semeada, a maior concentração da área de produção de grãos no estado, teve uma produtividade de 27,85 sacos por hectare e isso resultou em uma produtividade média de 38.6 sacos, muito abaixo do que havia sido programado para esta safra. 

soja marcos erminio

soja marcos erminio

Expectativa para safra era de 50 a 56 sacas por hectare. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Produtor aguarda bons resultados com o milho

“Todo ano a Aprosoja estima esse crescimento orgânico, em torno de 6% a 7% e isso foi verificado, mas, infelizmente a produtividade que a gente previa, em torno dos 50 sacos, 56 sacos, que é o que a gente coloca baseado na média histórica do estado, ficou 38.5% a menos em relação a produtividade da safra passada 20/21 e isso resultou 8,7 milhões de toneladas de soja produzidas no estado ou 35% a menos em relação à safra anterior. É um resultado bastante decepcionante para o produtor sul-mato-grossense, mas que, com as boas chuvas do milho, espera que tenha um resultado interessante para o milho segunda safra no estado. Resta agora esse bom cultivo do milho”, argumentou Dobashi.

Custo de produção do milho sobe 150% em MS

Ainda de acordo com a Aprosoja-MS, o custo de produção da safra 2022 do milho, em Mato Grosso do Sul, apresentou nova alta neste último mês de março, alcançando a marca de R$ 8.220,80 de investimento por hectare. A alta é de cerca de 150%, comparado com o  da safra passada 20/21.

milho assecom semagro

milho assecom semagro

Processo de colheita de milho no interior do Estado. Foto: Assecom Semagro

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »