02/09/2015 às 19h32min - Atualizada em 02/09/2015 às 19h32min

Sírios morrem afogados em travessia para Grécia

Dois barcos carregavam 23 pessoas, entre elas, 12 supostos refugiados morreram

BAND
Foto de criança morta por afogamento domina redes sociais / REUTERS/Nilufer Demir Foto de criança morta por afogamento domina redes sociais REUTERS/Nilufer Demir

A imagem de uma criança morta por afogamento em uma praia de um dos principais destinos turísticos da Turquia dominou as redes sociais nesta quarta-feira, depois que 12 supostos refugiados sírios morreram tentando chegar à ilha grega de Kos.

A foto mostra um policial carregando no colo um menino morto que vestia uma camisa vermelha e bermudas em uma praia perto da cidade de Bodrum.

A imprensa turca identificou o menino como Aylan Kurdi, 3 anos, cujo irmão, 5 anos, morreu no mesmo barco. A mídia informou que a criança era da cidade síria de Kobani, perto da fronteira com a Turquia, palco de violentos combates entre insurgentes do Estado Islâmico e forças curdas alguns meses atrás.

Dois barcos, carregando um total de 23 pessoas, partiram separadamente da região de Akyarlar, na península de Bodrum, de acordo com uma autoridade naval síria. Entre os mortos estão cinco crianças e uma mulher. Sete pessoas foram resgatadas e duas chegaram à costa com auxílio de coletes salva-vidas. Outras duas pessoas seguem desaparecidas.

Dezenas de milhares de sírios que fogem da guerra em seu país escaparam para a costa da Turquia com a esperança de viajar de barco para a Grécia, seu portão de entrada na União Europeia.

Segundo a autoridade, quase 100 pessoas foram resgatadas no total por embarcações turcas durante a noite enquanto tentavam chegar à Kos. Agências de ajuda humanitária estimam que, ao longo do último mês, cerca de 2 mil pessoas tenham feito a curta travessia por dia para as ilhas no leste da Grécia em botes infláveis.

Milhares de pessoas, principalmente da África, também têm tentado chegar à Europa de barco via trajeto da Líbia para a Itália. Mais de 2.500 pessoas morreram este ano tentando atravessar o Mediterrâneo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »