02/09/2015 às 19h34min - Atualizada em 02/09/2015 às 19h34min

Nave Soyuz é lançada e deve acoplar na ISS em 2 dias

Três astronautas decolaram da base russa de Baikonur, no Cazaquistão

BAND
Momento do lançamento da nave, realizado nesta quarta-feira (2) / Shamil Zhumatov/Reuters Momento do lançamento da nave, realizado nesta quarta-feira (2) Shamil Zhumatov/Reuters

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (02) a nave tripulada Soyuz, da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, com três astronautas que devem chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na próxima sexta-feira (04). A viagem, que deveria durar apenas seis horas, foi modificada para 48 horas para evitar que o módulo colidisse com detritos espaciais no trajeto. 

Entre os enviados nesta quarta, está o primeiro dinamarquês da história a ir para o espaço. Andreas Mogensen, que entrou para o programa espacial em 2009, fará uma rápida missão de apenas 10 dias. Entre seus trabalhos, que incluirão uma rotina de até 10 horas de pesquisa diárias, está um macacão espacial que será utilizado para o tratamento de dor nas costas e testes de realidade aumentada com o Google Glass.

Com o dinamarquês, embarcaram o russo Sergei Volokov e o cazaque Aidin Aimbetov, que é o primeiro membro de seu país a viajar para a ISS. Aimbetov entrou na missão no último momento, após a cantora britânica Sarah Brightman desistir da visita ao espaço.

Mogensen e Aimbetov voltarão para a Terra no dia 11 de setembro, acompanhados do atual morador da Estação, o russo Gennady Padalka. Assim que a mudança entre Padalka e Volokov for completada, continuarão "morando no espaço" os também russos Mikhail Kornienko e Oleg Kononenko, os norte-americanos Kjell Lindgreen e Scott Kelly e o japonês Kimiya Yui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »