26/05/2022 às 10h04min - Atualizada em 26/05/2022 às 10h04min

Programa Riquinho leva alunos para conhecer processo de separação de resíduos

Da Redação
Assessoria de Comunicação
A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente. Para conhecer um pouco mais sobre a importância deste processo, na manhã desta quarta-feira (25), alunos do 4º ano da Escola Municipal Vale do Amanhecer, que participam do Programa Riquinho, foram até o Aterro Sanitário Municipal para conhecer a Unidade de Triagem e Reciclagem de Costa Rica.
 
A iniciativa faz parte do cronograma de treinamentos do Programa Riquinho e foi realizada pela SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura).
 
“É preciso aprender desde cedo que separar o lixo seco do lixo orgânico é uma atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa e tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. Hoje mostramos de perto aos alunos que integram o Programa Riquinho que a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças”, justifica o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa.
 
Programa Riquinho
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae/MS e o Sicredi, com apoio da Câmara de Vereadores, o Programa Riquinho é uma iniciativa realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, que possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “riquinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na Feira do Produtor.
 
O projeto começa como piloto, atendendo 120 alunos dos 4º e 5º do ensino fundamental da Escola Municipal Vale do Amanhecer, sendo capacitados com os temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
 
O material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa dos Catadores de Lixo (COOPERCORI) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. No município, são 20 feirantes, pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto. Além disso, 10 catadores de materiais recicláveis também participam da ação.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »