11/06/2022 às 08h28min - Atualizada em 11/06/2022 às 08h28min

Tereza Cristina é homenageada durante Simpósio de Bioenergia

Evento sediado na Casa da Indústria discutiu o futuro do setor em um dos estados mais promissores para o cultivo da matéria-prima

Da Redação
Assessória

 A deputada federal Tereza Cristina foi homenageada pelo setor sucroenergético em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da bioenergia em todo o Brasil nos anos em que atuou como ministra da Agricultura e no Mato Grosso do Sul, como secretária de Estado. 

A solenidade aconteceu durante o Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul na sede da Casa da Indústria, durante  essa sexta-feira (10), em Campo Grande (MS), e reuniu produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, representantes de instituições e lideranças políticas. A realização do simpósio é da Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul), da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) e da Udop (União Nacional da Bioenergia).
 
Para Tereza Cristina, a homenagem é sinônimo de reconhecimento pelos anos trabalhados em prol da classe. “Eu fico muito feliz de ver o setor me fazendo essa homenagem e poder continuar trabalhando por uma coisa que eu acredito. Esse setor sempre foi protagonista do maior projeto de descarbonização que o mundo já teve. Para mim é um dia de muita alegria e muita satisfação”, garante.


O presidente da Biosul e da Udop, Amaury Pekelman, destaca o desempenho da parlamentar em prol do setor sucroenergético. “Desempenhou seu papel como maestria. Quando ameaçados pela pandemia, Tereza se levantou ao lado de outros ministros e defendeu o agronegócio com unhas e dentes. Juntos, criaram protocolos de saúde que reconheceram a produção agrícola como atividade essencial, permitindo que continuássemos trabalhando”, pontuou. 

Ele também chamou a atenção para os investimentos dos últimos 20 anos que tornaram o Estado o quarto maior produtor de etanol do Brasil. Para o representante, o simpósio serve para projetar os desafios do futuro. “É de suma importância projetarmos como será a matriz energética brasileira, além dos próximos passos para que a matriz continue forte”, conclui.
 
O setor
Ao todo, 39 municípios são impactados de forma positiva pelo setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. As usinas estão presentes nas comunidades e na vida das pessoas que vivem em torno das unidades. O setor está  entre os que mais geram empregos no campo e na indústria, oferta as melhores médias salariais e contribui para o desenvolvimento das pessoas através de capacitação da mão-de-obra.
 
A maioria das lavouras de cana-de-açúcar estão concentradas no cone sul do Estado: 84%. No ranking nacional, o MS é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, 5º maior produtor de etanol, 5º maior produtor de açúcar e 4º maior exportador de bioeletricidade.

Na Safra 2021/2022 foram colhidas 41 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produzidas, 1,3 milhão de toneladas de açúcar e 2,4 bilhões de litros de etanol.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »