04/09/2015 às 18h57min - Atualizada em 04/09/2015 às 18h57min

MS bate recorde e colhe 9 milhões de toneladas de milho safrinha

Dados foram divulgados nesta sext-feira pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja)

CORREIO DO ESTADO
Foto: Divulgação.

Mato Grosso do Sul atinge a marca de 9 milhões de toneladas na colheita do milho safrinha. Segundo dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), a produtividade foi de 88 sacas por hectares.

Na primeira quinzena de março, início da semeadura do safrinha no Estado, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja) estimava produzir 8,3 milhões de toneladas do grão, número que foi superado em 8,4%.

Já para a produtividade, se comparada com o ciclo anterior, quando foram registradas 85 sacas por hectare, o crescimento foi de 3,5%. Entre os municípios com maior média ponderada, cálculo que considera o plantio feito fora e dentro do período de Zoneamento Agroclimático, em primeiro lugar aparece São Gabriel do Oeste (103,7 sacas por hectare), Costa Rica (100,6 sacas), Alcinópolis (100,5 sacas) e Amambai (95,1 sacas).

Além do clima outro fator pode ter contribuído para a Super Safra, é o Sistema de Plantio Direto. O método consiste em manter na superfície a palha e os demais restos vegetais de outras culturas, o que garante cobertura e proteção do solo. Cerca de 85% das lavouras visitadas utilizam este tipo de manejo. A técnica aumenta a retenção de água no solo, enriquece a terra com material orgânico, que são características que influenciam diretamente no desenvolvimento do vegetal, além de diminuir custos de produção.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »