27/08/2022 às 08h35min - Atualizada em 27/08/2022 às 08h35min

Corpo de Bombeiros tem 75 militares trabalhando no combate a incêndios no Pantanal

Nesta semana, 75 militares estão empenhados no trabalho divididos em diferentes áreas, entre elas, Corumbá, Miranda e Coxim.

DA REDAÇÃO/MIDIAMAX
Foto: Divulgação
Com frequentes ocorrências de incêndios no Pantanal, o Corpo de Bombeiros segue com operação de prevenção e combate ao fogo na região. Nesta semana, 75 militares estão empenhados no trabalho divididos em diferentes áreas, entre elas, Corumbá, Coxim e Miranda.

Ontem (25), o serviço dos agentes foi concentrado em incêndio numa extensa área de mata na área urbana de Corumbá. Ao todo, foi queimada área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, o equivalente a 1,5 hectares. A suspeita é de que o incêndio tenha começado a partir da queima de lixo.

Ao todo, três equipes compostas por 12 militares participaram do combate. Foram usados cerca de seis mil litros de água.

Fogo no Pantanal

O número de focos de incêndios no Pantanal em 2022 já supera o registro do ano passado. São 657 até 18 de julho deste ano, contra 635 até o mesmo período do ano passado. Em 2021, nesta mesma época já haviam sido registrados 2.339 focos de incêndio. A área queimada também supera em 31,8% o registro do ano passado.

O Corpo de Bombeiros espera que agosto e setembro sejam meses críticos em relação às queimadas. Isso devido a vários fatores, como o tempo seco, as altas temperaturas e a velocidade dos ventos que espalham mais rapidamente as chamas.

Quando as equipes da Operação Pantanal identificam um foco de calor, o órgão de proteção ambiental faz o acionamento telefônico do responsável pela fazenda, em muitos casos eles mesmos conseguem fazer o controle e extinção das chamas. Essa é uma maneira de motivar o fazendeiro a tomar as medidas iniciais de controle do incêndio e tentar não deixar que ele se alastre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »