15/09/2022 às 08h15min - Atualizada em 15/09/2022 às 08h15min

Após longa estiagem, chuva chega a quase 30 milímetros em MS

Na capital, precipitação ultrapassou 17 milímetros nesta quarta-feira (14)

CORREIO DO ESTADO
Foto: Divulgação
Após longa estiagem, a chuva desta quarta-feira (14) foi significativamente volumosa em Mato Grosso do Sul. Houve chuva em Campo Grande e na região Centro e Sul do Estado.

O maior volume de chuva, conforme aferição do meteorologista Natálio Abrãão Filho, foi verificado na cidade de Ponta Porã, de 29,5 milímetros. Na Capital, a precipitação variou entre 10,6 milímetros no Shopping Norte-Sul Plaza (Jockey Clube) e 17,3 milímetros, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Universitário. De acordo com Abrahão,  os ventos na capital chegaram a 45,7 km/h.  

Vila Santa Luzia (17mm), região do aeroporto (12,2mm), Jardim Panamá (11mm), foram outras áreas de grande incidência de chuva na capital.

Segundo o meteorologista, até às 16h, os maiores volumes chuvosos desta quarta em MS foram em Ponta Porã (29,4mm), Mundo Novo (27,4mm) e Dourados (23,1mm). Além das regiões, em Ivinhema a chuva foi de 20,4 milímetros, ao passo que nos municípios de Três Lagoas e Bataguassu, a aferição foi de 12,8 mm. Conforme as previsões, o menor volume de chuva foi em Aquidauana (6mm). 

A condição climática desta quarta é bastante avessa ao recente clima sul-mato-grossense. Entre julho e agosto deste ano, o estado passou por um período de estiagem de quase 30 dias. Em campo Grande, as chuvas não acontecem há quase um mês.

Previsão

Conforme levantamento do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a previsão indica a passagem da frente fria no Estado, com ventos vindos da região sul do país.

Os dados indicam chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente para a região centro-sul do estado. Hoje (14), as temperaturas mínimas ficam entre 12-14°C e máximas de 21/22°C nas regiões cone-sul e sul-fronteira.

Nas regiões norte e bolsão mínimas entre 20-22°C, máximas entre 33-37°C e umidade relativa baixa entre 20-30%.Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves, os sul-mato-grossenses terão um descanso do tempo extremamente seco.

O esperado é que as chuvas sejam constantes até o fim de semana. Além disso, nas próximas semanas, são aguardadas chuvas espaçadas, porém contínuas. Conforme apontado pelo meteorologista, a massa de ar seco que predominou nos últimas dias começa a perder força com a chegada da chuva e da frente fria.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »