05/09/2015 às 12h06min - Atualizada em 05/09/2015 às 12h06min

Lava Jato: 17 pessoas são denunciadas

Entre os denunciados, está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu

BAND
Se a Justiça aceitar a denúncia, Dirceu se torna réu / Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress Se a Justiça aceitar a denúncia, Dirceu se torna réu Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress

O Ministério Público (MP) apresentou denúncia à Justiça contra 17 pessoas investigadas na 17ª fase da Operação Lava Jato, incluindo o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Segundo o MP, pesam acusações de crimes como organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.

Se a Justiça aceitar a denúncia os investigados se tornam réus.

Na terça-feira, José Dirceu foi indiciado pela Polícia Federal por quatro crimes relacionados à suposta participação dele nas irregularidades investigadas pela Lava Jato.

Dirceu, que está preso no Complexo Médico-Penal dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi indiciado por formação de quadrilha, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

O ex-ministro foi preso no começo de agosto e é apontado por investigadores que atuam na Lava Jato como um dos líderes do esquema de corrupção. Segundo os procuradores da operação, Dirceu instituiu o esquema dentro da na Petrobras na época em que comandou a Casa Civil, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dirceu, que foi um dos homens fortes do governo Lula, é acusado de receber propina de fornecedores da Petrobras, inclusive na época em que estava preso em Brasília pela condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político no Congresso no primeiro mandato de Lula.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »