05/09/2015 às 12h17min - Atualizada em 05/09/2015 às 12h17min

Imigrantes entram em confronto com policiais na Grécia

G1
Cerca de 200 imigrantes não registrados tentando entrar em uma embarcação enfrentaram a polícia

Cerca de 200 imigrantes não registrados tentando entrar em uma embarcação enfrentaram a polícia e autoridades da guarda costeira na ilha grega de Lesbos nesta sexta-feira, disse um porta-voz da guarda costeira à agências inglesa de notícias Reuters.

Imagens de televisão mostram imigrantes atirando pedras contra a polícia. Policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar os imigrantes, disse um repórter no local do canal de notícias grega ANT1.

– Cerca de 200 imigrantes não registrados tentaram entrar em uma balsa no porto e foram empurrados para trás pela polícia e a guarda costeira – disse o porta-voz da guarda costeira, Nikos Lagkadianos.

A Grécia está na linha de frente de uma crise migratória na Europa. Centenas de pessoas, na maioria fugindo da guerra e da pobreza, chegam a suas costas todos os dias.

Autoridades da União Europeia em visita à Grécia anunciaram que o bloco vai ampliar as quotas imigratórias na próxima semana para tirar a pressão dos países que enfrentam dificuldades para lidar com o fluxo.

O prefeito da principal cidade de Lesbos fez “um apelo público” por ajuda e pediu que o governo em Atenas declare estado de emergência na ilha.

– Já faz quatro meses que venho dizendo que estou segurando uma bomba nas mãos e o pavio está queimando lentamente – disse Spyros Galinos, prefeito de Mytilini, à TV estatal ERT. “Dois dias atrás enviei uma carta pedindo que se declare a ilha em um estado de emergência. Hoje estou pedindo ao primeiro-ministro medidas de assistência imediata. A situação se tornou incontrolável.”

Estação de Budapeste

Centenas de imigrantes começaram a caminhar de uma estação ferroviária de Budapeste dizendo que estavam seguindo para a Áustria, relatou um fotógrafo da Reuters no local nesta sexta-feira.

Eles começaram a andar após não conseguirem embarcar em trens para a Áustria, à medida que a Hungria cancelou trens de Budapeste para a Europa Ocidental.

O incidente foi separado de um no qual 300 imigrantes escaparam de um acampamento húngaro para receber imigrantes, perto da fronteira com a Sérvia, seguindo para uma rodovia que conecta o sul da Hungria com Budapeste.

A polícia informou que buscava o grupo e parou o tráfego na rodovia, enquanto imagens da rede pública de televisão mostraram a tropa de choque da polícia ao redor do acampamento de imigrantes.

Dezenas de milhares de imigrantes, na maioria de países devastados pela guerra, como Síria e Afeganistão, chegaram à Europa e autoridades húngaras lutam para conter o fluxo de pessoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »