08/09/2015 às 08h19min - Atualizada em 08/09/2015 às 08h19min

Dentista que matou leão Cecil volta ao trabalho

Walter Palmer quebrou o silêncio após caçar e matar animal símbolo do Zimbábue

BAND
Cecil era símbolo do país africano / Reuters/A.J. Loveridge Cecil era símbolo do país africano Reuters/A.J. Loveridge

O dentista norte-americano Walter Palmer, que matou o leão Cecil - uma celebridade do parque nacional de Hwange, no Zimbábue, anunciou em entrevista publicada no domingo que voltará ao trabalho na terça-feira (8).

Colocando um fim a semanas de silêncio após a comoção internacional que acompanhou a morte do leão Cecil em julho, o rico caçador de 55 anos também sustentou, em entrevista ao jornal Minneapolis Star Tribune, que a caça na qual matou Cecil não havia nada de ilegal e que ele não sabia que estava matando um leão especial. 

Palmer revelou que o episódio teve um grande impacto em sua esposa e filha, que receberam ameaças nas redes sociais. 

Ele também se disse preocupado com a reação sobre seus funcionários. "Preciso encontrar minha equipe e meus pacientes. Eles querem que eu volte. É por isso que estou retomando minhas atividades", afirmou.  

O dentista recusou-se a dizer se aceitaria retornar ou não ao Zimbábue caso a justiça pedisse. Um advogado presente durante a entrevista acrescentou que não há "nenhuma alegação oficial dizendo que ele tenha feito alguma coisa errada". 

No início de agosto, o Zimbábue pediu a extradição do dentista por meio da ministra do Meio Ambiente, Oppah Muchinguri, "para que ele possa ser julgado pelos crimes que cometeu". 

O dentista também refutou o que chamou de 'informações falsas' circulando na mídia, garantindo não ter pago 50.000 dólares para realizar a caçada, embora não tenha indicado quanto desembolsou para fazer a atividade. 

Macho dominante do parque, Cecil, famoso por sua juba preta, era objeto de estudo pela universidade britânica de Oxford - que inclusive havia equipado o animal com uma coleira especial, como parte de uma pesquisa sobre a longevidade dos leões. 

O organizador do safári, Theo Bronkhorst, foi acusado por "não ter impedido uma caça ilegal" e está em liberdade condicional enquanto aguarda julgamento, adiado para 28 de setembro. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »