09/09/2015 às 17h34min - Atualizada em 09/09/2015 às 17h34min

IFMS reabre inscrições em Feiras de Ciência e Tecnologia

ASCOM/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retificou nessa terça-feira, 8, o cronograma de inscrição e realização das Feiras de Ciência e Tecnologia de seis municípios. O edital de retificação está publicado no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Com a mudança, estão reabertas as inscrições para seleção de trabalhos para as Feiras do IFMS em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O novo prazo se estende até o dia 5 de outubro. As seis feiras serão realizadas entre os dias 19 e 22 de outubro.

Apenas em Campo Grande as datas originais estão mantidas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto de pesquisa exclusivamente pela página www.ifms.edu.br/semanact. É necessário enviar um resumo do trabalho e cadastrar os participantes, observando os padrões e normas descritos no edital de abertura.

Os projetos devem ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio de instituições públicas ou privadas. Já o orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

Estudantes de municípios onde não há campus do IFMS também podem inscrever trabalhos para as Feiras. Neste caso, o projeto deve ser inscrito de acordo com a área de abrangência de cada unidade. A área de abrangência pode ser consultada no anexo 1 do edital.

Seleção – Os trabalhos apresentados devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias.

A seleção irá levar em conta aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, além de adequação à norma culta de linguagem.

A divulgação dos trabalhos selecionados para participar será feita até 9 de outubro.

Premiação – Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio e fundamental de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de melhor banner, melhor maquete/protótipo, melhor apresentação oral, melhor relatório, melhor projeto na categoria de nível fundamental e melhor projeto na categoria de nível técnico/médio.

Em cada feira, os cinco melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas receberão bolsas de iniciação científica. O valor é de R$ 100,00 mensais, durante 12 meses.

As regras para o pagamento estão disponíveis no edital. Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a concessão dos valores será feita de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Além disso, os dois trabalhos de nível médio que obtiverem a melhor classificação serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), que ocorrerá entre 3 e 7 de novembro, em Campo Grande.

Campo Grande – A única feira que não sofreu alteração no cronograma é a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec). O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro. A previsão é que os trabalhos selecionados sejam divulgados até esta quinta-feira, 10.

A Feira é organizada pelo Campus Campo Grande e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, das secretarias municipais e estaduais de Educação, das universidades Católica Dom Bosco, Anhanguera/Uniderp e Federal de Mato Grosso do Sul, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »