11/09/2015 às 16h32min - Atualizada em 11/09/2015 às 16h32min

Praças de pedágio da CCR MSVia contam com sistema de reuso da água da chuva

ASCOM/CCR
Foto: Divulgação.
Baseada em práticas sustentáveis adotadas em países como Japão, Austrália, Canadá e Alemanha, a CCR MSVia aproveitará a água da chuva nas nove praças de pedágio da BR-163/MS, para limpeza das instalações. A ideia vai ao encontro da filosofia da Concessionária de empregar alternativas que amenizem o consumo dos bens renováveis, com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

O sistema de drenagem de águas pluviais será composto por uma rede independente, interligada a um sistema de tratamento de água responsável pelo abastecimento do sistema de lavagem do piso e galeria do pátio do pedágio. A água será reutilizada na limpeza das praças, com uma rede hidráulica totalmente independente da que será empregada para água potável, diferenciadas por cores e indicações de potabilidade.

“O reuso da água é uma tendência mundial e, em Mato Grosso do Sul, a CCR MSVia será uma das pioneiras na utilização desse processo da transformação da água de chuva em água de reuso, após tratamento adequado”, afirma Michel Klaime, responsável pela área de Meio Ambiente na Concessionária.

Serão empregados reservatórios com capacidade para um total de quase 370 m³, ou seja, 370 mil litros de água. Para se ter uma ideia da quantidade, com esse volume poderiam ser atendidas cerca de 10 famílias compostas por quatro pessoas, ou ainda, tomar 74 banhos de 5 minutos. Para a lavagem dos pisos dos postos de cobrança serão utilizados em média 18 m³ por mês.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »