15/09/2015 às 11h01min - Atualizada em 15/09/2015 às 11h01min

Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS na Capital seleciona 108 projetos de pesquisa

ASCOM/IFMS

Para contribuir no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e estimular a formação de jovens cientistas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, entre os dias 24 e 26 de setembro, a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec). Serão expostos 108 projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de nível médio e fundamental.

São 83 trabalhos de instituições públicas, sendo 25 do IFMS e 58 de escolas estaduais e municipais da Capital. Outros 25 projetos são de estudantes de escolas privadas. Do total de trabalhos, 59 são desenvolvidos por alunos do ensino médio e 49 do fundamental.

“No ano passado, foram 55 trabalhos, nesta edição foram 138 inscritos, crescemos muito. Reunimos com diretores de escolas, capacitamos professores, um grupo de estudantes do campus foram às escolas apresentar trabalhos, tudo isso para levarmos a iniciação científica além do IFMS”, apontou a coordenadora-geral da Fecintec, professora Marilyn de Matos.

Em relação às áreas do conhecimento dos projetos, a maioria (35) se enquadra em Ciências Biológicas e da Saúde, seguida por Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas (19), Engenharias e Ciências Agrárias (19) e Ciências Exatas e da Terra (17). Os trabalhos multidisciplinares somam 18.

A lista completa está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao. No endereço também constam os modelos de banners que devem ser produzidos para a apresentação dos trabalhos no dia do evento.

Premiação – Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio e fundamental de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de melhor banner, melhor maquete/protótipo, melhor apresentação oral, melhor relatório, melhor projeto na categoria de nível fundamental e melhor projeto na categoria de nível técnico/médio.

Os cinco melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas receberão bolsas de iniciação científica. Além disso, os dois trabalhos de nível médio que obtiverem a melhor classificação serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), que ocorrerá entre 3 e 7 de novembro em Campo Grande.

Fecintec – Será realizada no Armazém Cultural, localizado na Avenida Calógeras, 3065, Centro. A programação completa está disponível na tabela abaixo.

A Feira é organizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, das secretarias municipais e estaduais de Educação, das universidades Católica Dom Bosco, Anhanguera/Uniderp e Federal de Mato Grosso do Sul, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul.

O contato com a organização do evento pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Demais campi – O IFMS realiza o evento em outros seis campi da instituição.

As Feiras em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas foram reagendadas para os dias de 19 a 22 de outubro. Elas fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Os interessados ainda podem submeter trabalhos até o próximo dia 5. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto de pesquisa, exclusivamente pela página da Semana. O endereço é www.ifms.edu.br/semanact. Ele deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

Programação da Fecintec

24/09 (Quinta-feira)

8h – 12h

Recepção e cadastramento dos estudantes finalistas
Preparação dos estandes pelos estudantes
Conferência dos estandes pela Comissão Organizadora

12h – 14h

Almoço

14h – 15h

Abertura oficial da Fecintec

15h – 17h

Apresentação das pesquisas pelos estudantes finalistas, visitação aberta ao público em geral

25/09 (Sexta-feira)

8h – 12h

Apresentação das pesquisas pelos estudantes finalistas, visitação aberta para escolas e público em geral
Visita dos avaliadores aos estandes

12h – 14h

Almoço

14h – 17h

Apresentação das pesquisas pelos estudantes finalistas, visitação aberta para escolas e público em geral
Visita dos avaliadores aos estandes

26/09 (Sábado)

8h – 10h

Apresentação das pesquisas pelos estudantes finalistas, visitação aberta para escolas e público em geral

10h – 10h30

Desmontagem dos estandes (retirada do material trazido pelos alunos)

10h30 – 12h30

Cerimônia de premiação e encerramento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »