07/08/2023 às 10h43min - Atualizada em 07/08/2023 às 10h43min

Cointa realiza assembleia em parceria com o senador Nelsinho Trad para falar sobre Telemedicina

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
Divulgação
Na tarde de sexta-feira (04), foi realizada na sede da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, a Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), onde foi apresentada uma palestra sobre telemedicina, ministrada pelo médico e senador de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Cointa e prefeito do município de Sonora, Enelto Ramos da Silva, deu as boas-vindas a todos os presentes e disse que a assembleia foi desenvolvida em parceria com o senador, com o objetivo de buscar inovação para a saúde da região norte do estado, apresentando as vantagens em ter a telemedicina para melhorar o acesso da população à saúde. “Como presidente do Cointa e prefeito de Sonora, acompanho de perto os desafios que enfrentamos na área da saúde e a urgência em proporcionar atendimento de qualidade para o cidadão. Temos o compromisso de garantir acesso integral à saúde. A presença do senador Nelsinho Trad, defensor da telemedicina, simboliza nosso compromisso com a inovação e transformação da saúde”, pontuou Enelto.



Cleiton Oliveira, coordenador-adjunto do Cointa, fez a apresentação do Consórcio e linhas de atuação, destacando o compromisso dos prefeitos dos municípios consorciados com a eficiência dos gastos públicos e o aperfeiçoamento dos serviços públicos, com uma economia de 30% a 50% na execução dos serviços, se comparado com os preços praticados por empresas privadas.

Pedro Freitas, coordenador geral do Cointa, fez um agradecimento especial ao presidente Enelto Ramos da Silva, pela excelente gestão que tem feito, sempre em busca de melhorias para que o Consórcio atenda às necessidades das cidades integrantes, e pediu que os prefeitos valorizem as ações realizadas pelo Cointa.

O senador Nelson Trad Filho fez uma palestra objetiva e esclarecedora sobre telemedicina, uma modalidade de atendimento relativamente nova, que ganhou adeptos e destaque em todas as especialidades médicas, principalmente durante a pandemia da covid-19.

A telemedicina é uma inovação que tem transformado a maneira como os pacientes buscam atendimento médicos e como os profissionais de saúde prestam assistência. Essa prática, que envolve a realização de consultas médicas remotas por meio de tecnologias de comunicação, tem ganhado destaque e aceitação crescente em todo o mundo. “Eu na condição de médico, tenho acompanhado a evolução da saúde pública e entendo ser uma ferramenta muito importante para municípios complementarem a sua atenção básica e o seu atendimento especializado com a telemedicina, fazendo com que se tenha resolutividade, presença do médico nem que seja sobre o ponto virtual e, o melhor de tudo: há um custo bem mais reduzido”, destacou o senador.

Uma das principais vantagens da telemedicina é a sua capacidade de superar barreiras geográficas, permitindo que pacientes em áreas com déficit de recursos físicos ou de profissionais, possam receber atendimento médico de qualidade. Além disso, a telemedicina oferece maior conveniência e flexibilidade para os pacientes, pois, consultas virtuais eliminam a necessidade de deslocamentos longos e espera em salas de espera lotadas, tornando a obtenção de cuidados médicos mais eficiente e acessível.

Ao final do evento, o senador fez a entrega simbólica de uma pá carregadeira e disse que irá trabalhar para destinar recursos entre 4 e 5 milhões de reais, para a implementação da telemedicina nos municípios consorciados do Cointa.

O presidente do Consórcio agradeceu o senador e entregou demandas da área da saúde dos municípios consorciados. Enelto Ramos disse que a avaliação do evento foi positiva e agradeceu o empenho de todos os colaboradores do Cointa, não só pela realização da assembleia, mas por todo o trabalho realizado.  

“A minha avaliação é positiva! Ouvimos atentamente a palestra do senador Nelsinho Trad, falando sobre a tecnologia e inovação da telemedicina. Acredito que essa inovação chegará a todos os municípios da região norte do estado, sobretudo pelo compromisso que o senador fez em destinar recursos entre R$ 4 e 5 milhões para essa finalidade. O Consórcio está conseguindo esses avanços, graças à equipe que trabalha com empenho e seriedade para trazermos esses avanços para nossa região. Agradeço a equipe do Cointa, administrativo, jurídico, a coordenação pelas mãos do Pedrinho (Freitas) e do Cleiton (Oliveira), excelentes profissionais e competentes em tudo o que fazem. Agradeço também a todos os prefeitos que são parceiros e estão sempre preocupados em levar melhorias para seus municípios”, disse.

Para o coordenador-adjunto do Cointa Cleiton Oliveira, a telemedicina representa a possibilidade de aproximar o cidadão da saúde, e com certeza, é uma inovação, uma estratégia de melhoria do atendimento ao cidadão, em que o Cointa, mais uma vez na vanguarda, aceita o desafio e se prepara para se tornar o primeiro consórcio, junto ao senador Nelson Trad Filho, a desenvolver a telemedicina nos municípios, começando pelo Cointa. “O evento foi maravilhoso, contou com a presença massiva dos prefeitos e seus convidados. Mais uma assembleia na qual o Cointa demonstra o seu comprometimento na integração da região, através da gestão social dos serviços públicos e da união dos prefeitos em prol do interesse público”, pontuou.

O coordenador geral do Cointa, Pedro Freitas, finalizou agradecendo a presença do senador Nelson Trad Filho, e seu comprometimento e empenho em trabalhar em prol da região norte de Mato Grosso do Sul. “Hoje pudemos constatar que as pessoas reconhecem o nosso Consórcio como uma instituição preparada para desenvolver trabalhos em conjunto com os consorciados e, temos feito um grande trabalho. Vimos que temos esse reconhecimento, inclusive das esferas governamentais. Sobre o comprometimento do senador com o envio de recursos, nós ficamos muito felizes e confiamos, porque em 2019 ele também se comprometeu e de fato, nos ajudou, então sabemos que ele honrará sua palavra. A região norte esteve por algum tempo, abandonada, mas hoje isso não acontece mais”, finalizou.

Participaram da assembleia, além da diretoria executiva do Cointa os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis), Gustavo Sprotte (Bandeirantes), Manoel Nery (Camapuã), Marcela Lopes (Corguinho), Edilson Magro (Coxim), Jeferson Tomazoni (São Gabriel do Oeste), Réus Fornari (Rio Verde de Mato Grosso), Cleidimar da Silva Camargo (Rio Negro), Francisco de Paula Ribeiro Júnior (Rochedo), Juvenal Consolaro (Figueirão), Willian Fontoura (Pedro Gomes) e o secretário municipal de Saúde     Jovenaldo Francisco dos Santos, representando Costa Rica.



Recursos

Os 14 municípios – Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora -, que fazem parte do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), foram contemplados por ações do senador Nelsinho Trad com uma motoniveladora, uma pá carregadeira e duas carretas basculantes. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »