02/04/2024 às 08h11min - Atualizada em 02/04/2024 às 08h11min

Mulher morre ao ser atingida por raio enquanto pescava no Pantanal de MS

Em menos de duas semanas, 2 pessoas morreram vítimas de raios em Mato Grosso do Sul.

DA REDAÇÃO/G1 - MS
Divulgação
Uma mulher, de 41 anos, morreu após ser atingida por um raio na tarde de domingo (31), enquanto pescava às margens do rio Paraguai, na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, que fica localizada na cidade de Ladário (MS).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava encostada em uma árvore, às margens do rio Paraguai, quando foi atingida pela descarga elétrica. No momento do acidente chovia fraco na região.

Em menos de duas semanas, duas pessoas morreram vítimas de raios em Mato Grosso do Sul. No dia 21 de março, o peão de rodeio Leonardo Moreira de Paula, de 33 anos, morreu na frente da própria mãe após ser atingido por um raio enquanto mexia no celular durante uma tempestade, em Água Clara.


Especialistas alertam para cuidados que devem adotados durante tempestades com incidência de raios. Entre elas está o não uso do celular ou equipamentos eletrônicos ligados na tomada. Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular.

Cuidados dentro de casa

 
  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade
 
  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Em casos de espaços abertos é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »