15/04/2024 às 07h15min - Atualizada em 15/04/2024 às 07h15min

JBS vai investir R$ 150 milhões para transformar frigorífico em Campo Grande no maior da América Latina

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), durante o evento, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que marcou o primeiro embarque de carne bovina dessa fábrica para a China.

DA REDAÇÃO/G1 - MS
Divulgação
A JBS vai investir R$ 150 milhões para duplicar a capacidade de processamento do seu segundo frigorífico em Campo Grande (MS), passando de 2,2 mil para 4,4 mil animais por dia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), durante evento, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que marcou o primeiro embarque de carne bovina dessa fábrica para a China.

Segundo a empresa, a duplicação da capacidade da fábrica deve estar concluída no prazo de um ano. Com a ampliação, o número de colaboradores vai passar de 2,3 mil para 4,6 mil. O novo volume de produção deve transformar a unidade na maior planta de processamento de carne bovina da América Latina e em uma das maiores do grupo no mundo.

A unidade Campo Grande II da JBS foi uma das 38 habilitadas a exportação pelo governo chinês em 12 de março deste ano. “Essas 38 habilitações pra China significam um passo gigantesco para o agronegócio brasileiro. Significam crescimento, geração de emprego e renda. Para indústria, para o campo, para as pessoas, para o comércio, para cidades”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS. “Operamos em muitos países ao redor do mundo e nenhum deles é hoje tão atrativo quanto o Brasil para se investir no agronegócio”, completou.

Antes dessa recente lista de habilitações, divulgada pelo governo chinês em 12 de março, o Brasil contava com 106 plantas habilitadas para exportar ao país asiático. Agora são 144. Mato Grosso do Sul tinha apenas três fábricas de proteína bovina habilitadas, tendo passado agora para nove. O estado foi o que mais teve novas habilitações entre todas as unidades da federação no anúncio do mês passado.

Com as liberações, as unidades de produção de bovinos de Mato Grosso do Sul agora podem embarcar por um volume equivalente a 2,3 milhões de animais, acréscimo de 1,87 milhão. Antes, o número de exportação para a China alcançava um número equivalente a, no máximo, 467 mil cabeças.

Considerando o share de processamento no estado, o potencial de embarque para a China subiu de 11,4% para 57,1%. A unidade Campo Grande II foi construída em 2007 e adquirida pela JBS em 2010. Conta atualmente com 2,3 mil colaboradores e produz, todos os dias, 440 toneladas de carne e 136 toneladas de hambúrgueres (ou 2,4 milhões de unidades). Além da China, a fábrica pode exportar para Estados Unidos, Argélia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Argentina, União Europeia e Chile, entre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »