22/09/2015 às 08h59min - Atualizada em 22/09/2015 às 08h59min

Mochi é homenageado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário- Agepen

Da Redação com assessoria do deputado Júnior Mochi
Virou Notícia MS

Os deputados estaduais Junior Mochi (PMDB) e Zé Teixeira (DEM) foram homenageados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) durante as comemorações do Dia do Servidor Penitenciário. A data é celebrada em 25 de setembro, mas a solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (21/9), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), em Campo Grande.

Os parlamentares receberam a Medalha Patrono Penitenciário Senador Ramez Tebet, entregue anualmente a personalidades e agentes penitenciários com reconhecida atuação na garantia de direitos dos servidores. Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, desafio, dedicação, responsabilidade e esperança são palavras de ordem no dia a dia dos profissionais. “Trabalhar no Sistema Penitenciário é vencer um gigante por dia e nossos agentes dão mostras de serem vitoriosos, amam a profissão e têm compromisso com o que fazem”, afirmou. Ressaltou a importância das parcerias com os demais Poderes para o aperfeiçoamento do sistema, que atualmente reúne 1.468 servidores. Eles são responsáveis pela custódia de 14.650 detentos em todo o Mato Grosso do Sul.    

 Para o presidente da Assembleia Legislativa, a homenagem intensifica a responsabilidade do Legislativo Estadual. “É motivo de alegria e orgulho sermos homenageados e isso só faz aumentar o nosso compromisso ao analisar e encaminhar proposições, fazendo a interlocução política com o governo de forma a contribuir com os servidores”, disse Junior Mochi. O parlamentar lembrou ainda a representatividade do senador Ramez Tebet, que dá nome à honraria. “É ainda mais especial receber a homenagem com o nome do nosso saudoso senador Ramez Tebet, que tanto contribuiu com o nosso Estado”, afirmou.   

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também lembrou Ramez Tebet, morto em 2006 em decorrência de um câncer. Foi deputado estadual constituinte e relator da primeira Constituição de Mato Grosso do Sul (1979-1982), governador, ministro da Integração Nacional e presidente do Senado Federal. Para Azambuja, o exemplo de homem público ainda inspira condutas no cenário político. O governador disse ainda que os esforços do Executivo estão direcionados ao fortalecimento institucional. “Este é o nosso desafio, porque os governos e os mandatos têm validade, mas as estruturas de Estado perduram e transcendem”, analisou. Admitiu dificuldades, como o reduzido quadro de servidores, e informou que estão sendo feitos estudos para a realização de concursos para agentes, além da construção de novas penitenciárias. Segundo o governador, o número de detentos dobrou em oito anos, e, no ritmo das prisões, o governo teria que construir uma nova penitenciária a cada ano. “Temos buscado reparar as deficiências, agradecemos o empenho dos servidores e estamos trabalhando para garantir mais proteção aos servidores e condição digna aos presos, considerando que eles serão reinseridos na sociedade e queremos que haja uma convivência harmônica e pacífica”, ressaltou. Azambuja também informou que o governo já intensificou a fiscalização contra o tráfico de drogas e armas e continua buscando a parceria do Governo Federal para novas ações em áreas de fronteira. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »