23/09/2015 às 18h22min - Atualizada em 23/09/2015 às 18h22min

Croácia reabre passagem na fronteira com Sérvia

Imigrantes esperam para embarcar em ônibus dentro do campo de registro de Opatovac

CORREIO DO BRASIL

Uma única e estreita passagem na fronteira entre a Sérvia e a Croácia foi aberta durante a noite para o tráfego de passageiros, mas caminhões de carga continuaram bloqueados, como resultado do aprofundamento da disputa entre as duas repúblicas da extinta Iugoslávia sobre o fluxo de imigrantes e refugiados do território sérvio para o croata.

O governo sérvio estabeleceu um prazo até a meia-noite para que a Croácia levante um bloqueio ao tráfego de carga da Sérvia, imposto na segunda-feira em retaliação ao país por ter direcionado o fluxo de imigrantes através da fronteira croata.

A Croácia já havia bloqueado o tráfego em sete das oito passagens de fronteira, e na terça-feira o oitavo foi fechado, provocando protestos de motoristas de caminhões.

Mais de 30 mil imigrantes, muitos deles refugiados da Síria, chegaram à Croácia, país membro da União Europeia, através do território sérvio desde a terça-feira da semana passada, quando a Hungria barrou a entrada no bloco fechando sua fronteira sul com a Sérvia com uma cerca de metal.

Os refugiados estão sendo levados de ônibus pela Sérvia diretamente à fronteira croata, depois de entrarem no país pela Macedônia, e caminham através dos campos. A Croácia diz que não pode lidar com número tão grande de pessoas e afirma que a Sérvia tem de encaminhá-los também para a Hungria e a Romênia.

Sérvia e Croácia eram parte da Iugoslávia, país socialista, mas a Croácia se separou em 1991 e travou até 1995 uma guerra contra rebeldes sérvios apoiados pelo governo de Belgrado. A Croácia entrou na UE em 2013 e a Sérvia pleiteia adesão ao bloco.

As autoridades croatas estão encaminhando os imigrantes para o norte, em sua fronteira com a Hungria, que por sua vez os envia para a Áustria. Mas a Croácia enfrenta dificuldades para manejar esse fluxo. Um acampamento estabelecido em Opatovac, no leste do país, está rapidamente atingindo a capacidade máxima, enquanto milhares de pessoas estão amontoadas em um grande descampado entre Sid e Tovarnik, algumas delas dormindo em um cemitério.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »