23/09/2015 às 18h35min - Atualizada em 23/09/2015 às 18h35min

Internauta registra meteoro que passou pelo oeste do Paraná

Dona de casa Marinalva Munaretto, que mora em Cascavel, fez o registro. 'É um meteoro, e é pequeno', garante professor da UFPR, em Curitiba.

G1
Foto: Reprodução.

A dona de casa Marinalva Munaretto, que mora em Cascavel, no oeste do Paraná, filmou a bola de fogo no céu que chamou a atenção de moradores de várias cidades do estado na noite de terça-feira (22). Segundo a internauta, o fenômeno se assemelhava a um meteoro, conhecido popularmente como estrela cadente. Assista ao vídeo.

O professor do departamento de Física e doutor em astronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dietmar Foryta, analisou a imagem e confirmou que o fenômeno se trata de um meteoro. "É um meteoro, e é pequeno. É relativamente comum este tipo de fenômeno, mas em geral é perdido porque as pessoas não ficam procurando. Assim, a maioria não é avistada".

"O fenômeno é chamado de fireball e deve ocorrer perto de 500.000 vezes ao ano, sendo que somente umas 3.500 são reportadas no mundo. Em épocas de chuva de meteoritos fica mais fácil para a população observá-los", acrescentou o astrônomo.

Quando eu vi aquela bola de fogo, que era bem grande, achei que era uma estrela cadente. Meu vizinho até disse pra eu fazer um pedido. Aí eu gritei logo que queria ganhar na Mega-Sena"
Marinalva Munaretto, dona de casa

Ainda conforme o professor da UFPR, a diferença entre meteoro e meteorito é que o meteorito é o fragmento que cai sobre a superfície da Terra. Já o meteoro, é fenômeno luminoso observado no ar.

O geólogo e professor da Unioeste, Jorge Medeiros, também analisou a imagem e também disse acreditar que o fenômeno se trata de um meteoro.

"Um corpo tentando adentrar na atmosfera quando, em contato com o ar atmosférico, provoca o atrito e esse atrito faz com que o corpo fique incandescente e se desintegre", disse.

Pedido especial 
"Foi uma coincidência. Eu estava no alto da Avenida Brasil com o meu vizinho de 10 anos para filmar ele andar de patins", contou Marinalva. "Quando eu vi aquela bola de fogo, que era bem grande, achei que era uma estrela cadente. Meu vizinho até disse pra eu fazer um pedido. Aí eu gritei logo que queria ganhar na Mega-Sena", brincou. O vídeo foi feito por volta de 19h40, segundo ela.

"Foi em direção a Toledo, mas não era uma bola pequena. Era uma bola muito grande mesmo de fogo. Dava para ver que era fogo caindo com faíscas e sumiu no ar", acrescentou Marinalva.

Mais relatos
Um outro morador de Arapongas, na região norte, também relatou ter visto o fenômeno. "Um clarão desceu do céu com uma nuvem de fogo. Na frente ele era branco e tinha uma cauda de fogo. Ele desceu [num ângulo], de mais ou menos 45 graus", contou.

Em Palotina e Altônia, ainda na região oeste, os bombeiros receberam vários relatos de moradores que disseram ter visto a bola de fogo e ouviram um estrondo. Ao G1, a corporação informou apenas que não foi acionada para tratar de nenhuma ocorrência referente ao suposto meteoro.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informou que o Brasil não possui nenhum tipo de monitoramento de corpos celestes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »