25/09/2015 às 17h37min - Atualizada em 25/09/2015 às 17h37min

3ª Conferência Regional da Juventude acontece em Coxim neste sábado (26)

ASCOM/PMC
Foto: Divulgação.

Coxim sediará a 3ª Conferência Regional da Juventude no dia 26 de setembro (sábado) a partir das 13 horas na Associação Comercial (ACIAC), localizada na Rua Filinto Muller, nº 651 – Centro. Estão convidados para participar jovens com idade entre 15 e 29 anos, conforme Estatuto da Juventude.

De acordo com a coordenadora da Juventude, Mackeit Souza Nery já está confirmada a participação das juventudes dos municípios de Sonora, Alcinópolis, Pedro Gomes, São Gabriel e Camapuã. “Vale ressaltar que Coxim deverá eleger três delegados para representar o município na etapa estadual que acontecerá em Campo Grande nos dias 16 e 17 de outubro deste ano”.

Mackeit explica ainda que nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais serão eleitos dois mil delegados e delegadas, na etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

“Esse processo vai de maio a dezembro de 2015 e contará com etapas presenciais em todos os estados e com uma etapa totalmente digital. Nesses eventos, serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude”, disse a coordenadora da Juventude de Coxim.

A 3ª Conferência Nacional de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Seu tema é: “As várias formas de mudar o Brasil' e o que queremos saber é: “Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?”.

O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

O prefeito Aluizio São José começou sua trajetória política como militante e incentiva a participação da juventude na vida política, não só do seu município, mas do Estado e do País. “Os jovens precisam aprender e compreender a verdadeira essência da política. Pois são formadores de opinião e o seu posicionamento pode transformar seu município, seu Estado e por que não dizer o Brasil? Eu defendo que todo cidadão deve ter uma formação político-partidária, pois só assim faremos a diferença”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »