25/09/2015 às 17h38min - Atualizada em 25/09/2015 às 17h38min

Em Coxim, Campanha Outubro Rosa começa com o 3° Simpósio do Cuidado a Mulher

ASCOM/PMC
Foto: Divulgação.

A prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza anualmente a Campanha Outubro Rosa. Este ano, a ação será iniciada com o 3° Simpósio do cuidado a mulher com a participação da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL). A abertura do evento acontece dia 1º de Outubro no auditório da UEMS a partir das 19 horas.

3° Simpósio do Cuidado a Mulher - Outubro Rosa de 2015, programação: 

Data: 1º de Outubro de 2015 - (Quinta-Feira)

19h - Recepção/Credenciamento

19h30 - Abertura

20h15 às 22h – Conferência sobre “Atualidades em Infecção Pelo HPV e Câncer Cérvico-Uterino” com a Dra Adriane Bovo.

 

Data: 2 de outubro de 2015 - (Sexta-Feira)

8 às 9h30 - Oficina Obstetrícia sobre Pré-Natal Risco Habitual com Dr. Paulo Ito e Pré-Natal de Alto Risco com a Dra Joana Arruda.

9h30 às 11 horas – Palestras sobre Ginecologia: Manejo nas Alterações Citológicas/ Histopatológicas nas Patologias do Trato Genital Inferior com A Dra. Adriane Bovo e Terapia Hormonal e Anticoncepção em Mulheres de Alto Risco e em Portadoras de CA de Mama com o Dr. Paulo Saburo Ito.

Também estão previstas Atividades de Prevenção nas Unidades de Saúde que começam dia 3 de outubro pelo Marechal Rondon na parte da tarde (13 às 17h) e no dia 4 de Outubro em dois horários (das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas).

Na segunda-feira (06) as Unidades de Saúde que terão atividades de Prevenção serão: Ilda Kohl (das 13 às 17 horas) e Santa Maria (das 7 às 19 horas).

No dia 07 de outubro as atividades serão realizadas na Unidade de Saúde Policlínica/ Flávio Garcia (7 às 11 horas e das 13 às 17 horas). Na quarta-feira (08) será a vez de promover as atividades de prevenção com as pacientes da Unidade de Saúde Argemiro Barbosa/ Rural (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas). Por fim no dia 09 de outubro as unidades que receberão as atividades serão: Jorge Ritt (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas) e Totó Araújo (13 às 19 horas).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto está programado em todas as unidades de saúde: coleta de preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, ultrassom de mamas, encaminhamento para consultas ginecológicas, educação em saúde realizada pelos profissionais de saúde das unidades básicas e da Delegacia da Mulher. “Além das atividades listadas, iremos promover o sorteio de brindes, desfile das usuárias e profissionais de beleza para o atendimento das mulheres. Vamos unir a promoção e cuidados da saúde e aumentar a autoestima das moradoras de Coxim”.

No dia 10 (sexta-feira) haverá o Mutirão do Cuidado a Mulher, que será realizado na Policlínica Lourdes Fontoura das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, onde serão oferecidos Ultrassonografia Mamária, com o médico Rodrigo Rogatto e atendimentos ginecológicos, com o médico João Pedro.

Para encerrar as atividades do Outubro Rosa será realizada a “Dança das Mulheres e Medida Certa” no dia 30 de outubro, das 16 às 20 horas na Praça Silvio Ferreira, estão previstas as seguintes ações:

  •  Barraca do SAE, com orientações sobre DST/AIDS e entrega do Kit de DST/AIDS;
  •  Blossonville (demonstração de cuidados com a pele);
  • Orientação em Saúde Bucal;
  • Depoimento sobre cura de CA de Mama
  • Aferição de Pressão Arterial
  • Avaliação Nutricional da SMS, SME, HRCX.
  • Alongamento;
  • Aula de Dança;
  • As primeiras 100 inscritas irão ganhar camiseta do evento;
  • Sorteio de Brindes;

O Outubro Rosa é um movimento que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Segundo a coordenação do Programa Saúde da Mulher, desde 2013, o município de Coxim participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre a saúde da mulher, com o enfoque no câncer de mama, como também a divulgação e disponibilização dos serviços de prevenção voltados ao cuidado da mulher.

O prefeito Aluizio São José convida a população, principalmente as mulheres, para participarem das atividades. “Essas atividades para promoção e cuidado com a Mulher é de suma importância para a prevenção e se for o caso tratamento de doenças, como o câncer de mama ou no colo do útero, entre outros. A prevenção é o melhor remédio, porém se diagnosticado e tratado o câncer pode ser curado. Mulheres participem de nossa programação e cuide da sua saúde”, avaliou.         

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »