26/09/2015 às 09h16min - Atualizada em 26/09/2015 às 09h16min

Presos golpistas que se passavam por funcionários do Dnit e da empresa Gerdau

CORREIO DO ESTADO
Thiago Henrique se passava por funcionário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) (Foto: Divulgação)

Ademir Cândido de Jesus e Thiago Henrique Anício Martins foram presos por investigadores da Delegacia Especializada em Repressão ao Crime Organizado (Deco). Eles são apontados como responsáveis por aplicar o Golpe do Ferro, que resultou em prejuízo estimado em R$ 48 mil a comerciantes do interior de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, Thiago Henrique se passava por funcionário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), enquanto Ademir fingia ser funcionário da empresa Gerdau, distribuidora de ferro.

Usando crachá do órgão federal, um dos criminosos se apresentava nas empresas de ferragens de Coxim e São Gabriel do Oeste e oferecia o produto por um preço bem inferior ao de mercado. Para justificar o baixo valor sem levantar suspeita, eles diziam que eram sobra de grandes construções.

Para certificarem-se que se tratava de uma negociação lícita, as vítimas combinaram um encontro com os suspeitos em frente ao prédio do DNIT e foram levadas por Thiago até o depósito da Gerdau, onde um outro rapaz, que se apresentou como Lucas,  mostrou as vítimas uma carreta que estava sendo carregada com ferro e disse que em seguida seria carregada a encomenda dos empresários.

Fechado negócio com a vítima, os golpistas exigiam pagamento da mercadoria à vista. Eles simulavam ligar para outras pessoas e ordenar o carregamento de caminhões para a entrega do ferro na empresa.

Para o pagamento, as vítimas foram levadas até um prédio, que foi apresentado pelos golpistas como sendo o escritório da empresa. Ademir encontrou os empresários na recepção, recebeu o pagamento e pediu que eles esperassem enquanto ele faria a conferência do valor e assinatura da liberação da carga.

Depois de 20 minutos de espera, as vítimas questionaram as pessoas que passavam no local e descobriram que se tratava de um posto de saúde. Eles procuraram por Thiago e Ademir, que haviam fugido pelo estacionamento. Nas empresas Dnit e Gerdau eles também não foram localizados.

Na negociação de 20 toneladas de ferro, eles causaram prejuízo estimado em R$ 48 mil a comerciantes do interior de Mato Grosso do Sul.

Os estelionatários que agiam há anos em vários estados brasileiros, foram presos por investigadores da Deco quando voltavam da cidade de Goiânia (GO), depois de tentativa frustrada de aplicar o Golpe do Ferro em um comerciante do Tocantins.

Ambos foram reconhecidos pelas vítimas e indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Um mandado de prisão foi decretado para o terceiro suspeito, que se apresentou como Lucas na empresa Gerdau e está foragido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »