30/09/2015 às 15h33min - Atualizada em 30/09/2015 às 15h33min

“Cine Gazin” chega a Coxim com exibição de vários filmes

ASCOM/PMC
Foto: Divulgação.

A partir desta quarta-feira (30) estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino de Coxim irão assistir filme, em uma sala de cinema totalmente adaptada dentro de um caminhão. Com direito a pipoca e refrigerante assim como em um cinema convencional. Isso graças ao projeto “Cine Gazin”.

O projeto “Cine Gazin” tem o objetivo de levar cultura, fundamentada na inovação com modernidade e tecnologia, à população carente que não tem acesso e condições de frequentar cinema e, com isso, integrar o grupo Gazin com a comunidade de maneira solidária, com foco no desenvolvimento humano.

Em Coxim, cerca de 590 alunos devidamente separados por escola e idade irão assistir às sessões que iniciam às 8 horas e vão até as 18h30, na quarta-feira (30/09) e na quinta-feira (01/10).

Data: 30 de outubro: Up! Altas Aventuras (8h); Os Pinguins de Madagascar (10h); Tá Chovendo Hambúrguer (13h30); A Lenda dos Guardiões (15h30) e Os Vingadores (18h30).

Data: 01 de novembro: Como Treinar seu Dragão (8h); Frozen (10h); Uma Noite no Museu 3 (13h30); Malévola (15h30) e O Céu é de Verdade (18h30).

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer (FUNRONDON), Catarina Guerchi Nunes o caminhão azul já está estacionado na Praça da Concha Acústica. ”A comunidade poderá ter acesso aos ingressos das sessões das 10 horas e das 18h30, pois as demais serão destinadas as crianças e adolescentes das escolas municipais. Todas as sessões são gratuitas”, esclareceu.

Para o prefeito Aluizio São José é uma grande oportunidade, principalmente para a população mais carente, que nunca teve acesso a um cinema. “Aqui em Coxim não temos cinema, com essa parceria com a Gazin é uma maneira de tornar o impossível, possível. Assim tanto como nossos alunos, como os moradores poderão ter acesso ao cinema. Quem puder comparecer, tenho certeza que será uma experiência inesquecível”, disse.

“Cine Gazin” - Trata-se de um cinema itinerante, organizado dentro de um caminhão adaptado que, quando estacionado, transforma-se em uma sala de cinema de alta projeção, com capacidade para 88 lugares. O ambiente tem cadeiras confortáveis, ar-condicionado, banheiros e até uma pequena lanchonete, onde pipoca e refrigerante são distribuídos gratuitamente ao público.

A ideia do projeto surgiu da parceria entre a empresa varejista e de colchões Gazin juntamente com o Cepar Cultural, com investimento da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal*. Edson Oleksyw, diretor de marketing da Gazin, explicou que o fato de ser inacessível para boa parte de a população conhecer uma sala de cinema. “O projeto Cine Gazin é uma maneira de levar a elas um mundo desconhecido de forma digna, por isso pensamos em algo moderno, com ênfase em cultura”, destacou.

Lei Rouanet - O mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o Governo abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a mudar e até transformar o cenário da comunidade.

O proponente (neste caso, a Fundação Cultural de Coxim) apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, depois de aprovada a proposta, o proponente é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando à execução do projeto.

Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária: Empresas, até 4% do imposto devido e Pessoas físicas, até 6% do imposto devido.

O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »