08/10/2015 às 17h01min - Atualizada em 08/10/2015 às 17h01min

Afeganistão: Estado Islâmico treina militantes da Rússia

CORREIO DO BRASIL
Segundo Kabulov, os instrutores nestes campos de treinamento são de diversas nacionalidades

O representante especial do presidente da Federação da Rússia para o Afeganistão, Zamir Kabulov, declarou nesta quinta-feira que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia possui informações sobre pessoas oriundas da Rússia que são treinadas pelo Estado Islâmico.

Segundo Kabulov, os instrutores nestes campos de treinamento são de diversas nacionalidades, inclusive árabes e paquistaneses; há também instrutores portadores de passaportes estadunidenses e britânicos.

– Toda uma série de centros de treinamento do EIIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante, antiga sigla do atual EI, Estado Islâmico) está se ocupando intencionalmente com a preparação de militantes usando pessoas oriundas da Ásia Central e de várias regiões da Rússia. A língua veicular neste assim chamado campo é a russa – detalhou o especialista.

O Estado-Maior General das Forças Armadas da Federação da Rússia informa que o Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia) atualmente conta con até 3 mil militantes no território do Afeganistão. O Estado Islâmico atua principalmente na Síria e no Iraque.

Em 30 de setembro, a Rússia lançou oficialmente uma campanha aérea na Síria, com o intuito de combater os terroristas do Estado Islâmico. A campanha foi estritamente coordenada com Damasco.

Ídolo do povo sírio

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, virou ídolo na Síria por conta dos ataques aéreos que os caças russos estão realizando e dizimando o Estado Islâmico naquele país árabe.

Pelas ruas das principais cidades carros, muros e vitrines estampam a foto do líder da Rússia. As imagens de Putin estão ao lado de algumas do presidente sírio, Bashar Assad, e do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Mas não a onda de idolatria dos sírios por seu novo herói não se restringe ao ambiente físico. No virtual, a admiração por Putin também é muito grande entre os habitantes do país árabe. Milhares de perfis no Facebook e no Instagram celebram a presença russa na Síria e publicam imagens do presidente da Rússia.

Na semana passada, a jornalista Lindsey Hilsum relatou em The Guardian como os sírios estão vendo Vladimir Putin. Ela afirmou que presidente da Rússia é encarado como uma figura amiga e os russos como salvadores.

– Os russos são os heróis da hora. As pessoas cumprimentam os poucos estrangeiros que as visitam com um alegre ‘Dobry den!’ (“bom dia!”, em russo) e gritam o seu entusiasmo pelo Presidente Putin, quem eles acreditam que irá livrá-los do terrorismo – escreveu a jornalista.

Desde 30 de setembro, a Força Aérea da Rússia está fazendo uma intensa ofensiva contra posições do Estado Islâmico na Síria. Os caças russos já destruíram muitas das principais instalações jihadistas. Na quarta-feira, mísseis foram disparados pela Marinha da Rússia a partir de navios ancorados na costa síria no Mar Cáspio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »