14/10/2015 às 16h00min - Atualizada em 14/10/2015 às 16h00min

Rússia realiza ataques aéreos contra posições do EI na Síria

Os aviões da Força Aeroespacial russa realizaram 41 voos de combate aplicando golpes a 40 alvos do Estado Islâmico

CORREIO DO BRASIL

Os aviões da Força Aeroespacial russa realizaram 41 voos de combate aplicando golpes a 40 alvos do Estado Islâmico. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, foram atingidos objetos de infraestrutura dos terroristas nas províncias sírias de Aleppo, Idlib, Latakia e Hama.

– Perto da cidade de Aleppo, os bombardeiros Su-24M levaram a cabo ataques de precisão contra objetos usados pelos terroristas para construir dispositivos explosivos e instalá-los nos carros dos bombeiros suicidas – disse o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov durante uma coletiva nesta quarta-feira em Moscou.

A Rússia está realizando uma campanha aérea na Síria desde 30 de setembro, quando o parlamento russo autorizou o envio da Força Aeroespacial a esse país. A autorização foi a resposta russa ao solicitação oficial de ajuda militar por parte de Damasco. As autoridades russas têm frisado que o país é o único, atualmente, a realizar uma operação contra o Estado Islâmico legitimamente, após pedido das autoridades do país em cujo território o rupo terrorista está atuando.

Além disso, “aviões Su-25SM atacaram um centro de treinamento dos terroristas em uma área montanhosa na província de Idlib. Os sensores aéreos registraram a detonação de munições guardadas naquele objeto. O objeto foi destruído”, disse Konashenkov.

Exército sirio

Fontes do governo sírio informaram nesta quarta-feira que o Exército do país matou, aproximadamente, 100 militantes do Estado Islâmico em Deir ez-Zor nas últimas 24 horas. Os confrontos mais intensos aconteceram próximo ao aeroporto local.

Posições extremistas na Câmara Municipal e em um tribunal na zona rural da cidade, a maior da parte oriental da Síria, também foram atacadas pelos militares. Um grupo de militantes morreu e três carros explodiram. Fontes locais afirmaram que 93 corpos de extremistas foram enterrados em valas comuns, em Mahassan.

As forças leais ao presidente sírio, Bashar Assad, também teriam destruído um carro do grupo jihadista com sete extremistas em uma estrada em al-Mrei’iyeh. Todos morreram, incluindo um alto comandante em Mahassan, Hassan al-Hamdi aka Abui Odai.

Pelo ar, o Estado Islâmico também continua sofrendo baixas. Os ataques aéreos russos atingiram 40 alvos nesta quarta-feira em Aleppo, Idlib, Lakatia e Hama.

Luta antiterrrorista

Os Estados Unidos se recusaram a aceitar uma delegação presidida pelo primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, que planejava abordar a coordenação da luta antiterrorista. A informação foi divulgada pelo chanceler russo, Serguei Lavrov.

– Nos responderam que não podem enviar uma delegação a Moscou e tampouco podem receber a nossa delegação em Washington – disse.

Além disso, o ministro das relações exteriores da Rússia afirmou que a reação dos EUA à proposta russa de unir-se ao trabalho de centro de informação em Bagdá, criado por Síria, Iraque, Irã e Rússia, para coordenar a luta contra o Estado Islâmico, não foi construtiva.

– A reação não foi construtiva, nos perguntaram por que o centro se baseia no Iraque, onde a situação está tranquila (…) se eles têm a vontade de coordenar o trabalho em outro lugar, estamos dispostos a isso – observou Lavrov.

O chanceler também expressou esperança de que o acordo com os EUA sobre as medidas técnico-militares para evitar incidentes nas no espaço aéreo sírio funcione em breve.

– O acordo deve começar a funcionar muito em breve; espero que hoje todos os detalhes estejam definidos – disse ele.

Em 30 de setembro a Rússia começou uma operação aérea contra posições do Estado Islâmico na Síria após um pedido do presidente da Síria, Bashar Assad.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »