15/10/2015 às 18h48min - Atualizada em 15/10/2015 às 18h48min

Estudantes de Coxim são premiados no XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA

Os estudante do IFMS, coordenados pelo professor Odair Diemer, concorreram com um estudo sobre a viabilidade econômica e técnica da piranha

VIROU NOTÍCIA MS
Foto: Divulgação.

Da Redação com informações, professor Odair Diemer

            "Estudantes e professores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul campus Coxim são premiados no “XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA”, realizado no período de 04 a 08 de outubro de 2015, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão. O evento é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área de Recursos Pesqueiros e compõe-se tradicionalmente de palestras e conferências, muitas delas internacionais, mesas-redondas e cursos, dos quais participam cientistas, autoridades públicas e privadas, técnicos renomados do Brasil e do exterior. Foram apresentados um total de 475 resumos expandido, sendo escolhido como destaque do evento o estudo coordenado pelo professor Dr. Odair Diemer que objetivou verificar a viabilidade técnica da piranha, um peixe nativo do pantanal, e que é pouco aproveitado para comercialização e a partir dos resultados desenvolver produtos que agreguem valor a esses peixes e dessa maneira ser uma alternativa para comercialização.

            O pantanal apresenta naturalmente uma grande produção de peixes, que são utilizados pela pesca profissional e esportiva uma atividade realizada por centenas de pessoas, sendo a comercialização dos peixes realizada com ele inteiro, resfriado ou congelado sem que haja nenhum processamento que possibilite agregar mais valor aos produtos. A piranha, Pygocentrus nattereri é um peixe que apresenta elevada abundância, ampla distribuição geográfica e vasta musculatura que viabilizam a sua utilização na alimentação humana e esse peixe é capturado em grandes quantidades, sendo que em 2013 foram pescadas 24.820,2 kg no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Todavia, sua comercialização é pequena, em razão de ser uma espécie de pouca atratividade e baixo valor comercial.  Assim, a pesquisa do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, visou estudar essa espécie com o propósito de utilizá-la comercialmente, agregando valor para os pescadores e subsidiando seu aproveitamento tecnológico."

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »