29/12/2016 às 17h41min - Atualizada em 29/12/2016 às 17h41min

HOMENAGEM AO INESQUECÍVEL AIRO BARCELLOS

Airo Barcelos,Bruno (da dupla Bruno e Marrone) e Nairo pai do compositor

Bruno e Marrone (Toma juízo e choro, choro); Daniel (Quem diria, eu); Edson e Hudson (Ela encasquetou); Milionário e José Rico (Decida); Dois a Um (Tadim, tadim); Gilberto e Gilmar (A culpa é sua); João Bosco e Vinícius (Enquanto o inverno não passar); Grupo Tradição (Quem mandou largar de mim) e ainda com Felipe e Falcão e também o DVD de Bruno e Marrone...

Neste último dia 21, se estivesse vivo, o autor dessas músicas (que são cantadas por várias duplas sertanejas do Brasil) estaria completando 40 anos, o aniversariante em questão é o saudoso Airo Garcia Barcelos que em sua curta carreira de cantor e compositor possui mais de 300 músicas compostas.

Para que os seus fãs soubessem um pouco mais desse grande artista o Virou Noticia MS visitou os familiares do compositor em Alcinópolis MS e ouviu algumas histórias que vão desde o tempo de infância até o estrelato.

Aos quatro anos Airo ganhou de seu avô Joaquim Barcelos o primeiro violão, época em que o menino frequentava a Igreja Assembleia de Deus em Alcinópolis de que os avós Joaquim e Agda foram pioneiros.

Os primeiros acordes no instrumento ficou a cargo da Mãe Maria Garcia Barcelos (conhecida como Maria do Iagro) e com o tempo o menino, que foi criado entre os municípios de Figueirão e Alcinópolis, foi se aprimorando aos 15 anos mudou-se para Camapuã. Nesta cidade montou a sua primeira dupla com o amigo Ruan e se apresentavam artisticamente como Felipe e Tiago, mas a pedido de seu empresário viraram Airo e Ruan foi quando estouraram, primeiro no MS e depois em vários outros Estados com a música de sua autoria “Do Brasil a Argentina”, pronto, estava dado o grande passo para Airo passar a ser requisitado por artistas famosos e compor  os sucessos de que nos referimos no início da matéria.

Maria Garcia. mãe do compositor com seu primeiro violão

Airo foi eclético em suas composições, porém seus maiores sucessos foram as letras dramáticas, tristes e ultra sentimentais. Há muitos vídeos nas redes sociais de suas apresentações com grupos de amigos e, aliás, amigos era o que Airo sempre gostou de colecionar por onde quer que tenha passado. Sempre divertido e alegre, era perito em imitações.

Infelizmente a vida de Airo não foi só sucesso e o mesmo passou por algumas tragédias em sua vida pessoal, sendo que a maior foi ver o seu filho Geovanny perder os movimentos abaixo da linha da cintura e, mesmo passando por vários especialistas, até hoje não se tem um diagnóstico de sua enfermidade, Geovanny passou a se locomover em uma cadeira de rodas o que não o impede de levar a vida de um adolescente normal e, a exemplo do pai, já está trilhando o mundo da música em apresentações juntamente com o seu irmão Joao Vitor na Igreja Assembleia de Deus de Bataguassu MS.

Ainda no auge, o compositor, que é reconhecidamente pela crítica um dos maiores poetas da música sul mato-grossense, passou a ter problemas de saúde e no dia 24 de dezembro de 2010, dois dias após compor a música “E Agora” (Uma despedida da vida), Airo juntou-se a tantos outros grandes talentos que nos deixaram ainda jovem. A dor que se estendeu por toda família e fãs tornou-se ainda maior quando seus familiares, retornando de Campo Grande onde foram tratar sobre o inventario do artista, se envolveram em um acidente de carro em que seu pai Sebastião Nairo veio a falecer.

Pela carreira bem-sucedida de compositor, Airo recebeu muitas homenagens, entre elas destacamos em 2010, na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), como representante da cultura sul-mato-grossense. Em 2011, recebeu homenagem póstuma, no programa Vida Sertaneja pelo então vereador campo-grandense Vanderlei Cabeludo, na TV Campo Grande, afiliada do SBT. Já em 2015, o programa “Meu Mato Grosso do Sul” também prestou-lhe uma homenagem.

No ultimo dia 24 completou  6 (seis) anos da morte deste artista regional que deixou a todos nós uma grande saudade.

Composição de Airo na voz de uma das maiores duplas sertaneja do Brasil "Decida" com Milionário e José Rico.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »