14/07/2019 às 10h12min - Atualizada em 14/07/2019 às 10h12min

Sem o comércio de bebidas, projeto Vertentes sobrevive por amor à música Apresentações acontecem hoje, às 18 horas, na Casa de Ensaio

NAIANE MESQUITA
Correio do Estado
Zé Geral faz show hoje no projeto Vertentes - Foto: Divulgação

Sem a comercialização de bebidas alcoólicas ou comidas, o projeto Vertentes sobrevive exclusivamente pelo amor a música popular brasileira. Na quarta edição, o evento reúne as apresentações dos músicos Odon Nacasato, Simone Ávila, Luiz Alberto Sayd e Zé Geral, neste domingo, a partir das 18 horas, na Casa de Ensaio. 

Criado pelo Coletivo Campo Grande Música, o projeto ocorre uma vez ao mês e por ser realizado na Casa de Ensaio, espaço destinado ao ensino de crianças, não permite o consumo de álcool e comidas dentro do espaço. 

Uma das atrações do evento, Odon Nacasato, nasceu em 1962, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, filho imigrante japonês com uma brasileira. O músico participou de festivais estudantis e teve algumas de suas músicas premiadas, chegou a ir até a capital paulista defender uma delas, no ginásio Ibirapuera, porém, ainda em tempos de ditadura militar, teve a sua canção, "Olha", censurada, impedida de se apresentar devido ao teor de sua letra ser contra o regime militar. Odon participou de diversos grupos regionais até seguir para a criação de propagandas políticas e, posteriormente, integrar o Grupo Acaba, tendo a sua música Filhos do Sol, gravada pelo grupo. A frente do Estúdio Vozes, ano que vem completa 30 anos de atividades plenas e atuantes no cenário musical e cultural de nosso Estado

Já Simone Ávila começou sua carreira ainda criança cantando em festivais estudantis e bandas de baile. Aos 14 começou a se apresentar periodicamente no "Ninho Bar", em Cuiabá-MT, foi quando se profissionalizou e ganhou experiência de palco e repertório. Entre Cuiabá e Campo Grande, cantou nos principais lugares de expressão artística, se destacando em sua participação na Banda Zagaia, chegando a gravar um CD com a produção musical de Cristiano Kotlinski.

Em 2000 se mudou para Manaus, foi quando gravou um CD e ganhou grande destaque entre os intérpretes da região. Entre musicais, propagandas de TV, Festivais e Shows, Simone também fez banking para o Boi Bumbá Garantido, no Festival de Parintins-AM. EM 2005 participou do Programa Fama da Rede Globo, que lhe foi uma grande experiência que gerou o convite para cantar em Navios de Cruzeiro. De volta a Campo Grande em 2016, Simone almeja mostrar sua experiência adquirida em suas apresentações.

Na programação também está prevista a apresentação do mineiro Zé Geral, personalidade artística conhecida em Campo Grande pelo ativismo e o tradicional Sarau do Zé Geral. Na frente do evento, o músico realizou mais de 1 mil edições semanais. Gestor cultural, professor de música, tem composições que renderam dois cd’s e um dvd e sua música já foi gravada por Zé Pretim, Denise Krammer e Banda Velho do Rio, entre outros. 

Para finalizar, Luiz Alberto Sayd sobe ao palco e mostra o seu talento de multi-instrumentista. Integrante do Grupo Acaba, Luiz toca violão de nylon, viola e percussão. Também é compositor com diversas canções já gravadas pelo Grupo Acaba, sendo as canções introspectivas, com traços regionais e vanguardas suas principais características artísticas. 

A Casa de Ensaio fica na rua Visconde de Taunay, 203, esquina com a Avenida Afonso Pena. O preço dos ingressos é de R$ 30,00 e R$ 15,00.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »