18/09/2018 às 15h28min - Atualizada em 18/09/2018 às 15h28min

Professora da Escola Alcino Carneiro desenvolve com alunos do 1º Ano projeto de Educação Ambiental

Aldo de Oliveira
virou noticias com informações professora Valdeca
professora Valdeca e alunos do 1º ano B explicando aos presentes o projeto sobre Educação Ambiental

Pensando na crescente preocupação com as ações do homem sobre a natureza, a exploração dos recursos naturais para a agricultura e pecuária, o mal uso do solo que consequentemente sofre sérias consequências hídricas pondo em risco nascentes, córregos e rios, comprometendo os cursos d’água e das reservas subterrâneas (aquíferos), a Prof.ª: Valdenir Alves Martins (Valdeca) desenvolveu no mês de agosto último com os alunos da Escola Municipal Alcino Carneiro 1º Ano B  o Projeto: Atitudes Salvam Córregos Retiro e Tigela: Produção e Preservação em Harmonia.


Agrofloresta sistema Silvipastoril, pastagens degradadas, isolamento de voçorocas área em regeneração

A motivação da professora se deu por entender que conceitos de Educação Ambiental é um processo a ser iniciado ainda na alfabetização e cabe aos educadores intercalar experiências práticas em ambiente diferentes dos escolares, proporcionando estratégias para socializar e explorar o meio ambiente como essência de aprendizagem além da sala de aula, para que possam gradativamente adquirir conhecimentos acerca das questões ambientais.

 

O enfoque do trabalho com os alunos foi de cunho pedagógico e caráter exploratório/preventivo, levando-as conhecer voçorocas, os córregos Retiro e especialmente o Tigela em constante regeneração, compreender o que é uma Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), áreas de pastagens degradadas sem os devidos cuidados, estradas adequadas/inadequadas.

Manejo adequado das pastagens, isolamento das APPs, disatribuição de água através de bebedouros e manutenção das curvas de nivel
 
Por último, Valdeca e o seus pequenos visitaram uma propriedade que tem selo de qualidade na produção bovina, com técnicas e práticas conservacionistas, como curvas de nível visando melhoria e preservação do solo, captação de água para reservatório e distribuição nos bebedouros, visando a responsabilidade ambiental e preservando o ecosistema local, separação e coleta dos resíduos sólidos, dentre outras. Compreender que todos os ambientes da região explorada por elas, fazem parte da área de recarga do Aquífero Guarani.

Comparativo das duas áreas, área em recuperação e práticas inadequadas e outra com programa de educação ambiental

O ponto alto do trabalho foi após a construção de uma maquete simbolizando os ambientes estudados, que promoveu impacto visual aos visitantes e propiciou apoio às crianças para transmitir com propriedade tudo que aprenderam à comunidade escolar, familiares e convidados. As apresentações previstas para os dias 30 e 31 de agosto, devido ao sucesso do projeto foram estendidas até 04 de setembro de 2018.


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