18/05/2020 às 14h08min - Atualizada em 18/05/2020 às 14h08min

Normativas para atendimento do Hospital Municipal de Alcinópolis em período da pandemia do COVID-19

Da redação
Assecom Alcinópolis

Seguindo as orientações e normativas do Ministério da Saúde sobre os cuidados com a COVID-19 e visando a segurança  de todos os pacientes e colaboradores, o Hospital Municipal Averaldo Fernandes Barbosa, cria um fluxograma de atendimento:

1) Orientamos que todos os pacientes que procurem a unidade, use máscara (“caseira“);

2) Na recepção , enquanto é feita a ficha de atendimento, a recepcionista irá realizar algumas perguntas relacionadas à sintomas gripais, e se necessário, a mesma  fornecerá para o paciente máscara cirúrgica , e o dará orientações sobre higienização das mãos, distanciamento, entre outras. Logo após, o encaminhará para aguardar na recepção externa ( tenda em frente ao hospital, ventilada, com marcações no solo para distanciamento adequado);

3) Em seguida, o enfermeiro (a) e/ou técnico (a) de enfermagem ( devidamente paramentados com os EPI’s), chamará o paciente para realização da triagem. Neste momento o paciente deverá entrar pelo portão lateral  da unidade e não mais pela porta central e se dirigir para barraca (cedida pela defesa civil), na qual será realizado o atendimento da enfermagem e o atendimento médico;

4) Após atendimento médico, e baseado nas normas atuais e vigentes, será decidido se o paciente se enquadra ou não, nos grupos de pacientes que serão testados, e se este deverá ficar em isolamento domiciliar ou internado.

5)Só venham acompanhados se for ESTRITAMENTE necessário.

Esse trabalho de organização foi feito pela diretora do hospital Marcília Belchior, a RT enfermeira Jerusa Gusmão, Integrante do Comitê Municipal em Combate ao COVID-19 Dra. Ana Cecília Brandão e o Cotonote da defesa Civil que forneceu a tenda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »