23/08/2021 às 13h06min - Atualizada em 23/08/2021 às 13h06min

Fim da estiagem: previsão confirma chuva para MS esta semana e queda na temperatura

Tempo começa a mudar de quarta para quinta-feira no sul do Estado

Gabriel Maymone
MIDIAMAX
Leonardo de França / Midiamax

Após mais de 2 meses de estiagem, Mato Grosso do Sul poderá ter grande acumulado de chuva a partir de quinta-feira (23), confirmou nova previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Conforme a meteorologista Valesca Fernandes, a área que deve receber mais chuva é a centro-sul, principalmente a sul. "Há probabilidade de chuva fraca a moderada com acumulados de chuva em torno de 20-50 mm para grande parte do estado. Exceto no sul do estado que há probabilidade de chuva moderada a forte com acumulados mais significativos em torno de 50-80mm", destacou em relatório.

Outra notícia boa é que as chuvas continuam no início de setembro, podendo se estender por todo o Estado, com acumulados entre 20mm e 40mm.

O mapa abaixo mostra na imagem superior o acumulado para o período até 31 de agosto, que pode chegar a 80mm na faixa do extremo sul de MS. Já na segunda imagem, o mapa mostra a previsão de chuva para o período entre 31 de agosto a 8 de setembro, quando o volume de chuva será menor, mas deve abranger todo o MS.

A MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de chuva em meses. A precipitação é muito esperada, principalmente, na lavoura, que sofre com a estiagem dos últimos meses, além de amenizar a presença das fumaças das queimadas.

Estiagem

A seca atinge a maior parte de Mato Grosso do Sul que sofre com a falta de chuva nos últimos dois meses. Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que na região norte e nordeste do Estado não chove há mais de 2 meses.

Em Campo Grande, o acumulado registrado nos últimos 60 dias é de apenas 1.8mm. Em Jardim, a precipitação registrada é de 0,4mm. Corumbá, que sofre com incêndios florestais no Pantanal, teve 6mm de chuva em 2 meses, o que favorece a propagação do fogo e da fumaça.

A exceção é Iguatemi, que registrou 59.2mm.

Assim, a chegada de uma área de instabilidade poderá pôr fim ao tempo seco dos últimos meses em MS e trazer o maior período de chuva em meses à região. 

Friozinho

A chuva também irá derrubar as temperaturas em grande parte do Estado a partir de quinta-feira (26). "Com probabilidade para chuvas na região sudoeste e porção sul da região pantanteira do estado e queda nas temperaturas tanto máximas quanto mínimas. Na quinta-feira, na região sudoeste do estado, podemos ter mínimas entre 13/15ºC e máximas entre 17/20ºC", indica a previsão da meteorologista.

Em Campo Grande, a mínima deve ficar na casa dos 15ºC, com máxima de 22ºC na sexta e probabilidade de chuva.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »