29/09/2022 às 07h34min - Atualizada em 29/09/2022 às 07h34min

Piracema em MS deve começar dia 05 de novembro

O período termina no dia 2 de fevereiro de 2023.

DA REDAÇÃO/G1
Foto: Divulgação
Muitos pescadores em dúvidas, entrou em contato com o BNC Notícia, sobre o período de defeso nos rios de Mato Grosso do Sul, em especial, nos rios que cortam o município de Paraíso das Águas.

Em contato com o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica (MS), subtenente Itamar de Souza Borges, foi informado de que o período de defeso na bacia do Rio Paraná, deve iniciar somente no dia 05 de novembro.

A confusão se deu, por causa da antecipação do período de defeso, nos rios de Mato Grosso, que está ano começa mais cedo, no dia 03 de outubro.

Em Mato Grosso, por quatro meses, fica proibida a pesca em rios do estado.

A decisão foi tomada após reunião do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) nesta quinta-feira (8). Durante quatro meses, a pesca é proibida nos rios do estado.

 período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do país. Segundo os estudos, há a probabilidade de 80% dos peixes estarem no seu período reprodutivo entre outubro e janeiro.

O padrão da atividade das espécies nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que monitoram os peixes.

O período termina no dia 2 de fevereiro de 2023.

Segundo o secretário executivo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Alex Marega, a fiscalização será intensificada.

"É proibido a pesca nos rios de Mato Grosso tanto profissional, quanto pescador amador. Os empreendimentos que comercializam peixes de rios precisam fazer uma declaração dos estoques e a Sema intensifica a fiscalização para evitar a pesca predatória", disse.

FONTE: G1

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »