19/06/2023 às 13h37min - Atualizada em 19/06/2023 às 13h37min

Para melhor atender a demanda oftalmológica, Gerência de Saúde promove o Projeto Visão Total

Agentes de Saúde farão uma triagem com os pacientes, que poderão ser encaminhados para cinco novos exames da área

DA REDAÇÃO/ASCOM - PMS
Divulgação

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, deve lançar no próximo mês o Projeto Visão Total, com apoio da associação sem fins lucrativos que leva o mesmo nome, que tem como objetivo atender a demanda oftalmológica reprimida no Sistema de Regulação. Os atendimentos serão de consulta com o médico oftalmologista, para quem busca a prevenção, e realização de exames e curativos.

De acordo com a gerente municipal de Saúde, Indianara Dantas, os agentes já receberam todas as diretrizes do Projeto. Juntamente com a equipe da Associação Visão Total, eles vão realizar triagem com os pacientes nos dias 3, 4 e 5 de julho, na Câmara dos Vereadores, que resultará no encaminhamento conforme demanda estabelecida.

“Todos aqueles que precisarem de atendimento preventivo ou curativo serão atendidos nesses dias. Nosso foco é atender a todos, se tiver mil, 2 mil, nós vamos atender. Pois através desse Projetos vamos conseguir dar qualidade de vida aos pacientes”, destaca Indianara.

A gerente garantiu que, pela primeira vez no município, os pacientes serão encaminhados para cinco exames que não eram realizados em Sonora. “Vamos fazer Teste do Olhinho, avaliação de acuidade visual, refração computadorizada de movimento ocular, fundoscopia, biomicroscopia, tonometria e ceratometria”, concluiu Indianara.

Para participar do Projeto Visão Total, procure o seu Agente de Saúde ou a Gerência Municipal de Saúde! Conheça os exames que serão oferecidos gratuitamente:

Teste do Olhinho – Realizado em bebês, uma lanterninha é apontada para o olho do bebê. Por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, como catarata e câncer.

Avaliação de acuidade visual – É usado para analisar o quanto alguém é capaz de distinguir o contorno e a forma das coisas. É importante para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

Refração computadorizada de movimento ocular – Indicado para miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e refração de crianças. É um exame de alta tecnologia para receita de óculos por computador, que auxilia o médico na determinação do grau de lente a ser indicado.

Fundoscopia – É um exame de observação do fundo do olho, o que significa dizer que ele avalia a retina e demais estruturas internas. Se for mais amplo e incluir a avaliação da periferia da retina, ele também é chamado de mapeamento da retina. Em geral, o exame serve para diagnosticar e acompanhar doenças do nervo óptico e da retina, estrutura localizada na parte posterior do globo ocular.

Biomicroscopia – É o exame mais conhecido e usado da Oftalmologia por ser capaz de analisar o olho humano em detalhes. Também conhecido como exame na lâmpada de fenda, é realizado com uma fonte de luz de alta intensidade que é focada nos olhos e brilha como uma fenda, daí o nome.

Tonometria – Exame oftalmológico que permite a medida da pressão intraocular. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma. Os olhos são previamente anestesiados e corados com colírios e o exame é realizado.

Ceratometria – Mede a curvatura da córnea, a fim de definir o grau da lente intraocular que irá ser usada na cirurgia de catarata ou para cálculos de lentes de contatos, como as rígidas. O exame é realizado com um aparelho automático, enquanto o paciente observa uma figura fixa.

Maior associação sem fins lucrativos do Brasil

Com uma equipe experiente em trabalho em mutirões e projetos sociais, percebemos a necessidade de um atendimento abrangente para todo o Brasil e desenvolvemos, assim, uma metodologia de trabalho própria, relacionando vários aprendizados e metodologias vistas em diversos projetos sociais pelo país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »