A Justiça Eleitoral da 38ª Zona de Costa Rica determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral que indicava Mané Nunes como favorito para vencer as eleições em Alcinópolis. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (18).
A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa Pontual (IPP), apontava Mané Nunes com 54,5% das intenções de voto válidas, enquanto Weliton Guimarães, da coligação "Alcinópolis no Rumo Certo", aparecia com 27,5%. Outros 16,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar, e 1,5% afirmaram que votariam em branco.
A coligação de Weliton Guimarães entrou com uma representação alegando irregularidades na pesquisa, que poderia estar distorcendo os resultados e influenciando indevidamente o eleitorado. O juiz Francisco Soliman acatou o pedido e concedeu tutela provisória de urgência, suspendendo a divulgação da pesquisa.
A decisão se baseou no risco de que a pesquisa pudesse causar danos ao processo eleitoral, afetando a decisão dos eleitores. O Instituto de Pesquisa Pontual foi notificado e tem um prazo de dois dias para apresentar sua defesa.
O caso também será avaliado pelo Ministério Público Eleitoral, que deve emitir parecer antes de uma sentença final. Caso a decisão seja descumprida, uma multa de R$ 5 mil por evento de divulgação foi estipulada.
A pesquisa, no entanto,
Conforme o juiz, a suspensão visa garantir a normalidade e legitimidade das eleições em Alcinópolis, até que a investigação sobre as irregularidades seja concluída.
Weliton Guimarães aparece como líder dos votos em última pesquisa
Esta não é a primeira pesquisa de intenção de votos realizada em Alcinópolis. Na semana passa, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência apontou Weliton Guimarães como principal candidato na corrida para a prefeitura da cidade.