09/07/2015 às 17h04min - Atualizada em 09/07/2015 às 17h04min

Mercedes admite pit stop "fake" na Inglaterra; FIA promete tolerância zero

Equipe tentou induzir Williams, que liderava a prova com Massa, a antecipar parada nos boxes para ficar com pneus desgastados no fim. "Pegadinha" é contra as regras

G1 - Globoesporte
Foto: Reprodução.

Surpreendida pelas Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas no início do GP da Inglaterra do último domingo, a Mercedes tentou confundir a equipe rival com um blefe. Na 14ª volta, os mecânicos do time alemão se posicionaram para um pit stop, mas depois retornaram para a garagem sem que Lewis Hamilton ou Nico Rosberg entrassem nos boxes. O plano era induzir a Williams a chamar um de seus pilotos para fazer um pit stop precocemente, forçando o adversário a ficar com pneus desgastados no fim. A jogada não funcionou, mas também não impediu que o britânico superasse Massa na primeira rodada de pit stops e rumasse para a vitória. Após a corrida, Toto Wolff confirmou que tratou-se de uma “pegadinha” e revelou que sua esposa Susie Wolff, pilota de testes da Williams, chegou a fazer piada com ele durante a prova:

- Sabemos que a Williams tem dificuldade de fazer seus pneus durarem até o fim. Sabíamos que fingindo um pit stop mais cedo iríamos fazê-los pensar “será que somos capazes?”. Isso poderia desencadeá-los a fazer a parada. Foi uma jogada. Que não funcionou. Minha esposa me mandou uma mensagem no WhatsApp dizendo “Vocês acham que podem nos enganar hahaha”.

O blefe, no entanto, não é permitido pelas regras atuais da Fórmula 1. Por questões de segurança, os mecânicos só podem sair da garagem para o pitlane efetivamente para realizar o trabalho de pit stop. O artigo 23.11 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 diz: “Os membros da equipe só têm permissão de sair ao pit lane imediatamente antes do momento em que são obrigados a trabalhar no carro, e devem se retirar assim que o trabalho estiver concluído”. 

Na hora, a direção de prova não abriu investigações por não poder comprovar que se tratava de um pit stop “fake” e não de uma mudança de planos após um de seus pilotos terem sido chamados para a parada. Quando a Mercedes admitiu a jogada, já era tarde demais para os comissários tomarem alguma medida.

- Naquele momento, o que a Mercedes fez pareceu ok, já que ninguém tinha certeza que eles realmente não iriam parar. Entretanto, a partir do momento que eles dizem que era uma parada falsa, eles se acusaram – disse um porta-voz da FIA ao site internacional “Motorsport”.

Ciente da confissão da equipe, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu comunicar às escuderias que blefes em pit stops não serão tolerados. De acordo com a entidade, a partir do GP da Hungria, o time que tentar efetuar a “pegadinha” será punido por quebrar as regras. Para escapar da sanção, as equipes terão que provar à FIA que havia uma razão genuína para a chamada dos boxes, como por exemplo, conversas por rádio com os pilotos. 

- Ir para o pitlane como nesse caso, sem razão válida, não é permitido, mas o difícil seria provar que se trata de uma quebra de regras. Não temos intenção de dar qualquer chance agora. Conversaremos com todos na Hungria sobre isso e avisaremos que, caso aconteça, desejaremos ver evidências de que realmente tinham a intenção de parar.

O GP da Hungria, válido pela 10ª etapa da temporada 2015, está marcado para o dia 26 de julho de 2015. Lewis Hamilton lidera o campeonato com 194 pontos, 17 a mais que seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »