03/03/2017 às 00h13min - Atualizada em 03/03/2017 às 00h13min

Ruth Rocha completa 86 anos e lança dois livros inéditos

POR BRUNO MOLINERO
Folha de São Paulo

A escritora Ruth Rocha assopra 86 velinhas nesta quinta-feira (2), levando na bagagem mais de 50 anos dedicados à literatura para crianças e mais de 12 milhões de exemplares vendidos. E o presente de aniversário para os leitores são dois livros inéditos da autora, que chegarão às livrarias ainda neste mês e vão se unir a histórias já clássicas como as de “Marcelo, Marmelo, Martelo” e “Reizinho Mandão”.

No dia 18 de março, serão lançados em São Paulo os livros “Novas Duas Dúzias de Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz” e “Mais Duas Dúzias de Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz”. Os títulos bem-humorados são quase autoexplicativos de tão grandes, mas deixo aqui o que o escritor e colunista da Folha Fabrício Corsaletti escreveu na contracapa das edições para explicá-las.

“O que há em comum entre começar um caderno novo, fazer guerra de almofada, deitar num travesseiro macio, estourar plástico bolha e comer espaguete al dente? Isso mesmo: são coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, escreve Corsaletti. Com versos simples e rimas certeiras, as duas histórias de Ruth Rocha trazem pequenas alegrias do dia a dia e revivem a poesia de Otavio Roth, parceiro da escritora em dois livros (entre eles, “Declaração Universal dos Direitos Humanos”; veja na galeria abaixo) e idealizador da coleção.

Em 1994, um ano após a morte de Roth, foram lançados seus dois livros infantis “Duas Dúzias de Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz” e “Outras Duas Dúzias de Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz”. Todos com o mesmo formato: 24 versos repletos de alegrias aleatórias para crianças –e adultos, é claro.

Treze anos depois, Ruth Rocha complementa e, de certa forma, revive a coleção do amigo, que marcou o início dos anos 1990 e recebeu o título de altamente recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) logo que foi lançada.

Os quatro livros agora podem ser adquiridos juntos em uma caixinha e ganharam uma repaginada da ilustradora Mariana Massarani, que deu vida a todos esses pequenos prazeres de um jeito colorido e vibrante –dá vontade de esboçar um sorriso só de ver as capas. Esse sorriso só fica um pouco amarelo ao ficar sabendo do preço das histórias: R$ 42 cada uma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »