19/04/2017 às 22h49min - Atualizada em 19/04/2017 às 22h49min

Servidores municipais protestam e vereador pede afastamento de prefeito

Protestos dos servidores estão se tornando frequentes no município

Foto: Assessoria/ Ângela Bezerra

Aconteceu ontem (18) na Câmara Municipal de Coxim uma sessão ordinária marcada por protesto de servidores municipais que, como forma de reivindicar seus direitos, e insatisfeitos com a atual administração do prefeito Aluizio São José lotaram o plenário João Leite Schimidt empunhando cartazes que traziam frases como “Cadê nosso dinheiro?”, “ IMPC... 15 milhões de dívidas fundadas”, “Pague o Cassems Prefeito”, além de frases como “Nos Respeite” e “Justiça Já”.

Durante a sessão, o segundo secretário da Câmara, vereador Marquinhos Vaz (PPS) chegou a pedir o afastamento do prefeito alegando suspeita de improbidade administrativa e solicitou que uma investigação seja feita imediatamente.

Vereador Marquinhos Vaz

Na tribuna, o parlamentar lamentou a situação em que se encontram os servidores públicos municipais que tiveram o cartão SINSMC cortado nesta terça-feira. Conforme o SINSMC (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim), a prefeitura deve um montante de R$ 652.225,10 (seiscentos e cinquenta e dois mil duzentos e vinte e cinco reais e dez centavos) ao IMCAS (Instituto Municipal de Assistência Social) e os servidores estão impossibilitados de utilizar o plano. Outro assunto grave é que vários funcionários públicos tiveram o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito por empréstimos consignados que já haviam sido descontados de seus salários.

Outra questão levantada por Marquinhos sobre a atual administração foi sobre o descumprimento dos requerimentos feitos por ele junto ao executivo solicitando informações e documentos que vem impossibilitando sua vereança. O parlamentar citou o artigo 33, inciso 16 da Lei Orgânica do Município de Coxim que diz “encaminhar pedidos escritos de informações a Secretário do Município ou autoridades equivalentes, importando em crime de responsabilidade a recusa ou não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de contas falsas”.

“Como fiscalizar sem os documentos requeridos que são de direito do vereador?” Legislar e fiscalizar é impossível aqui em Coxim porque o executivo não respeita vereador, não fornecer estes documentos é crime de responsabilidade, quanto ao que vem sendo descontado dos servidores e não está sendo repassado configura apropriação indébita, o estrago não dura apenas quatro anos, mas sim por décadas, então pelo povo que clama que algo seja feito, pelo servidor que lota esta casa de leis eu peço que seja avaliado o afastamento do prefeito e iniciada uma investigação”, propôs Marquinhos.

Marquinhos teve o apoio do vereador Sinval

Marquinhos ganhou apoio imediato do vereador Sinval Batista (PSDB) juntamente defendeu que as denúncias dos servidores sejam apuradas e esclarecidas “Nós estamos aqui é pra fiscalizar mesmo, vossa excelência tem todo meu apoio e deveria ter dos demais também, temos que abrir essa caixa preta da prefeitura, apurar toda denuncia e entender o que aconteceu nos últimos quatro anos pra impedir que supostas irregularidades se repitam nos próximos”.

Vaz concluiu reiterando o pedido de afastamento do prefeito, pois é preocupante o endividamento do município, situação que está levando as contas públicas ao caos e causando muitos transtornos a sociedade coxinense.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »